A FENPROF foi, esta terça-feira (dia 19 de julho), ouvida na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência sobre as alterações ao regime de mobilidade por doença, a requerimento do PAN, PCP e BE.
Uma vez que, no que respeita a este assunto, o que está em causa é a vida das pessoas e não apenas números, a FENPROF optou por levar à Assembleia os testemunhos de dois professores que, devido às alterações agora introduzidas pelo Ministério da Educação, estão impedidos de concorrer a este regime. Fernando Gonçalves, professor de Artes Visuais a quem um tumor nas cordas vocais deixou sem voz, e Sílvia São Miguel, professora de Educação Física com uma doença que lhe condiciona a mobilidade (rigidez nas articulações e nos tendões), apresentaram os seus testemunhos aos deputados e deputadas presentes.
[Leia aqui a intervenção do professor Fernando Gonçalves]
Assista ao vídeo desta audição conjunta com a intervenção do Secretário-geral da FENPROF, os testemunhos dos dois professores e, ainda, a intervenção do presidente do Conselho das Escolas e de todos os deputados.