Nacional
Esta sexta-feira, 15 de Outubro, 16h00

FENPROF no Ministério da Educação

14 de outubro, 2010

Em 7 de Outubro, a FENPROF pediu uma reunião, com carácter de urgência, à Ministra da Educação. Nesta reunião – porque o Governo anunciou um conjunto de medidas gravíssimas, para os trabalhadores e os serviços públicos, no âmbito do PEC3 –, a FENPROF pretende conhecer a validade do acordo de princípios sobre carreiras, assinado em 8 de Janeiro deste ano, bem como o impacto em outros aspectos da vida das escolas e dos professores, incluindo aqueles sobre os quais há compromissos negociais do ME.

Por razões óbvias, a reunião deverá realizar-se com a presença da Ministra da Educação, responsável máxima do sector, razão que justificou o facto de ter sido esta governante a assinar o já referido acordo e a assumir os compromissos que constam em actas negociais.

Na sequência do pedido de reunião, a FENPROF apenas recebeu uma resposta do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação a informar ter sido delegada, neste membro da equipa ministerial, a representação da Ministra da Educação na reunião com a FENPROF. Obviamente, por razões politicamente atendíveis, a FENPROF reiterou a necessidade de ser a titular da pasta a participar na reunião pretendida, o que espera venha a acontecer.

É neste contexto que a FENPROF se apresentará amanhã, dia 15 de Outubro, pelas 16 horas, no Ministério da Educação, para a reunião que solicitou e se encontra prevista para aquele dia e hora. Contudo, fará depender a sua participação na reunião da presença de Isabel Alçada, por dever ser a Ministra da Educação, nesta situação tão complexa e negativa, a assumir politicamente a representação do Governo.

Se a Ministra da Educação não comparecer, então a FENPROF considerará desnecessária a reunião, razão por que não comparecerá na mesma, uma vez que não corresponde ao formato que foi solicitado. Nesse caso, a FENPROF, que se fará representar pelo seu Secretário-Geral e pelos Presidentes dos seus Sindicatos, reiterará o pedido de reunião, apresentará uma declaração à comunicação social sobre a situação actual e tornará público o seu posicionamento face àquele acordo de princípios.

Convidam-se, por esse motivo, os/as Senhores/as Jornalistas a comparecerem no Ministério da Educação, amanhã, 15 de Outubro, pelas 16 horas.