Negociação Nacional Todas as notícias
Acompanhe em direto no Facebook

FENPROF fará declaração após reunião no Ministério da Educação

06 de janeiro, 2021

Prevendo-se que a reunião no Ministério da Educação (ME) termine entre as 13:00 horas e as 13:30 horas de amanhã, 7 de janeiro, a FENPROF fará um direto a partir das instalações do ME, em Caparide, onde se realizará a reunião que está agendada com a Secretária de Estado Inês Ramires.

Nesse sentido, a declaração será transmitida através da página da FENPROF na rede social Facebook (https://www.facebook.com/FENPROF.Portugal).

A reunião, que foi convocada na sequência da muita intervenção que a FENPROF tem desenvolvido para pôr fim ao embargo do ME à resolução dos problemas e que culminou com a realização de uma greve nacional que tornou visível o bloqueio à negociação por parte da equipa ministerial, tem sido anunciada como sendo uma reunião de balanço do 1.º período deste ano letivo. Coisa pouca que a FENPROF exigirá que evolua para o agendamento de processos negociais em torno de 6 processos urgentes: COVID-19 e segurança sanitária das escolas, com vista à manutenção do ensino presencial; falta de professores nas escolas e alunos sem aulas, como resolver a situação no imediato e que medidas para o futuro; aposentação dos professores e combate ao envelhecimento da profissão; recomposição da carreira e contagem do tempo de serviço; horários e condições de trabalho; combate à precariedade profissional e concursos de professores.

A FENPROF convida docentes e órgãos de comunicação social a acompanhar este momento ou a revisitá-lo durante o dia, já que a gravação desta declaração manter-se-á quer nesta página, quer no site oficial da FENPROF.

 

O Secretariado Nacional