Negociação Todas as notícias
Reunião no ME, amanhã, 22 de março, a partir das 9:00 horas

FENPROF exige disponibilidade negocial para resolver problemas que afetam os docentes

21 de março, 2023

Fechada sem acordo a revisão do regime de concursos, a FENPROF foi convocada para uma reunião a realizar amanhã, 22 de março, a partir das 9:00 horas, no ME. 

Esta reunião, que decorrerá em mesa única, tem na agenda, para além da apresentação de calendário negocial, 4 assuntos: 

  • Apresentação de proposta de correção dos efeitos assimétricos, internos à Carreira Docente, decorrentes do período de congelamento;
  • Metodologia de trabalho para a redução da Burocracia nas Escolas;
  • Correção de desigualdade na redução da componente letiva nos GR da monodocência;
  • Regularização de vínculos de Técnicos Superiores e Técnicos Especializados sem funções de formação. 

Desconhecendo-as as propostas que o Ministério da Educação tem para apresentar sobre as matérias agendadas, recorda-se que a FENPROF, em conjunto com mais oito organizações sindicais, entregou recentemente no ME uma proposta para a recuperação integral faseada do tempo de serviço, assim como para a eliminação de vagas e quotas, havendo, também, uma solução transitória para o número de vagas a definir, enquanto estas não forem eliminadas.

Sobre as outras matérias, a FENPROF também entregou, anteriormente, propostas ao Ministério da Educação. Espera-se, agora, pelas propostas ministeriais para se saber até onde foram acolhidas. 

Pela FENPROF, os professores continuarão a acompanhar as negociações, de forma próxima e transparente, mantendo, estes, disponibilidade para a luta, pois esta continuará a ser fundamental para o curso das negociações. 

A nova agenda negocial, bem como o plano de lutas, já foram divulgados pelo conjunto das 9 organizações que convergem. O futuro dirá que respostas pretende o ME dar aos problemas que bem conhece.  

 

Lisboa, 21 de março de 2023

O Secretariado Nacional da FENPROF