Camaradas e Amigos,
Em nome do Secretariado Nacional da FENPROF, agradeço o convite recebido da Comissão Executiva da USAL para estar presente no vosso 6.º Congresso. Não poderei corresponder, como gostaria, por compromissos sindicais, mas estou certo de que a FENPROF estará bem representada no Congresso, não apenas através dos delegados eleitos pelo SPZS, mas também pelos dirigentes da USAL que são, simultaneamente, dirigentes nacionais da FENPROF: o professor Rui Sousa, membro do Secretariado Nacional, e as educadoras Delfina Sistelo e Ana Simões, conselheiras nacionais da FENPROF.
Num momento tão difícil para o país e, em particular, para os seus trabalhadores e trabalhadoras, estou certo de que o 6.º Congresso da USAL saberá dar um forte contributo para o esclarecimento e, principalmente, a mobilização e a luta que é indispensável e inadiável… Uma luta que terá um momento muito importante no próximo dia 29, cuja expressão se pretende elevadíssima.
Estou certo, ainda, que o vosso 6.º Congresso constituirá um forte impulso para a definição de novos caminhos, porque mais justos e solidários, para a defesa de quem trabalha. Por essa razão, agradecemos, desde já, o envio dos documentos que o Congresso aprovará, os quais merecerão, da nossa parte, a melhor atenção.
Uma última palavra para vos desejar que, deste Congresso, resulte uma USAL ainda mais forte, também porque renovada e rejuvenescida, factores fundamentais para garantir, no presente, o futuro de um sindicalismo de massas, combativo e de classe, apostado em contribuir para as grandes transformações sociais que são necessárias a este país.
Desejo-vos um óptimo Congresso e que, neste final de Maio, ele contribua para manter abertas as portas que Abril abriu!
Lisboa, 20 de Maio de 2010
Pel’O Secretariado Nacional
Mário Nogueira
Secretário-Geral