Quando no ano letivo de 2021/22 a FENPROF realizou a maior auscultação realizada aos professores do 1.º ciclo do ensino básico, sobre aquelas que seriam consideradas as maiores preocupações dos professores com a sua profissão, dava-se início a um trabalho materializado em centenas de reuniões e encontros ao longo do ano letivo seguinte.
No arranque do novo ano letivo, o Secretariado Nacional da FENPROF decidiu, na sequência desse trabalho publicar um caderno específico com 6 documentos baseados nessa auscultação. Aí explanam-se as preocupações dos professores e das escolas e sugerem-se propostas para a resolução dos problemas que lhes dão origem.
Com esta publicação – “1.º Ciclo do Ensino Básico: Exige-se respeito e reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação à profissão!” – pretende-se tornar claro, sem sensacionalismos e sem alimentar vãs esperanças, qual o posicionamento da FENPROF em relação a estas matérias, antecipando aquelas que serão as posições que serão assumidas perante os órgãos de soberania e na luta que necessariamente teremos de concretizar, sem a qual estes objetivos reivindicativos dificilmente se concretizarão.
Na última página ficam algumas das conclusões do inquérito realizado, sendo que outras poderão ser consultadas aqui.
É do maior interesse, que o caderno agora enviado possa ser disponibilizado para consulta pelo corpo docente dessa escola.