Ação Reivindicativa Todas as notícias
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA — 14 DE SETEMBRO, 11H30

FENPROF denuncia desfasamento entre o discurso do Governo e a realidade das escolas

11 de setembro, 2026

O início de mais um ano letivo está a ser marcado por múltiplos problemas que afetam as condições de trabalho dos docentes, o funcionamento das escolas e as condições de aprendizagem dos alunos. Perante esta realidade, a FENPROF realizará uma Conferência de Imprensa na próxima segunda-feira, 14 de setembro, pelas 11h30, na Escola EB1 e Jardim de Infância de Monte Abraão, do Agrupamento de Escolas Ruy Belo, em Queluz.

Esta iniciativa com a comunicação social permitirá confrontar os anúncios e compromissos do ministro da Educação com aquilo que efetivamente está a acontecer nas escolas, revelando um preocupante desfasamento entre o discurso governamental e a realidade vivida por professores, alunos e restantes trabalhadores da Educação.

Entre os problemas que continuam por resolver encontram-se, designadamente, a falta de professores, as dificuldades na organização e preenchimento de horários, a sobrecarga e desvalorização do trabalho docente e a persistência de múltiplos constrangimentos materiais e pedagógicos que condicionam o funcionamento das escolas e o processo de ensino e aprendizagem.

A estes problemas juntam-se as consequências das opções políticas desastrosas tomadas pelo Ministério da Educação relativamente aos exames nacionais do ensino secundário, que provocaram problemas e injustiças que a FENPROF tem vindo a denunciar e que continuam sem resposta adequada.

Também no plano das relações laborais e da negociação coletiva, a FENPROF denuncia uma atuação do Ministério marcada pelo desrespeito pelo quadro legal, pela desvalorização das organizações sindicais e pela recusa em negociar propostas fundamentadas apresentadas pelos sindicatos. Em diversos processos, o Governo tem optado por impor decisões tomadas à margem da negociação, numa atitude que a FENPROF considera incompatível com o respeito pelos princípios da negociação coletiva e da democracia laboral.

No terreno, permanecem igualmente problemas relacionados com as condições físicas e materiais das escolas, equipamentos informáticos obsoletos ou avariados, redes de internet deficientes, falta de assistência técnica e edifícios que continuam sem condições adequadas para responder às necessidades de alunos e trabalhadores. A estes acrescem situações de sobrecarga de trabalho docente, excesso de burocracia e falta de recursos de apoio ao processo educativo.

A FENPROF considera que este conjunto de problemas se traduz num caldo de incapacidade, incompetência e irresponsabilidade e evidencia uma incapacidade persistente do Ministério da Educação para responder aos problemas concretos das escolas, agravada por decisões erradas, atrasos, falta de planeamento e uma preocupante distância entre os anúncios políticos e a sua concretização.

Na Conferência de Imprensa, a FENPROF apresentará ainda os resultados de um questionário realizado junto de centenas de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, através das respetivas direções, permitindo conhecer, com base em informação recolhida diretamente nas escolas, as principais dificuldades que marcam o arranque do ano letivo 2026/2027.

A FENPROF dará, assim, a conhecer a realidade das escolas para lá dos anúncios do ministro da Educação, identificando problemas concretos, responsabilidades e medidas que continuam por tomar.

Conferência de Imprensa da FENPROF
14 de setembro | 11h30
Escola EB1 e Jardim de Infância de Monte Abraão
Agrupamento de Escolas Ruy Belo | Queluz