“O que conta na vida não é o mero facto de termos vivido.
É a mudança na vida dos outros que determinará o significado da vida que levamos"
– Nelson Mandela
18 de julho de 2018 assinala o centenário do nascimento de Nelson Mandela (18 de julho de 1918), um homem que personifica os mais altos valores da Organização das Nações Unidas (ONU). Por esse motivo, todos os anos, em 18 de julho, olhamos para o que foi a sua vida e a obra, para o que já foi feito e para o que temos, ainda, pela frente.
Cem anos após o seu nascimento, o exemplo de coragem e compaixão de Madiba continua a inspirar o mundo. Este centenário é uma oportunidade para recordar e refletir sobre a vida e o legado de Mandela e de seguir o seu apelo para que todos nós assumamos, todos os dias, como tarefa pessoal e coletiva, fazermos do mundo um sítio melhor para se viver.
Em 2018, a Fundação Nelson Mandela dedica o dia 18 de julho à Ação Contra a Pobreza, honrando a liderança e o empenho de Nelson Mandela na luta contra a pobreza e na promoção da justiça social para todos. Por seu turno, as Nações Unidas promovem uma cimeira informal dedicada à Paz.
Fazer de todos os dias um Dia Mandela celebra a vida de Madiba e o seu legado. Para a FENPROF, associar-se ao centenário do seu nascimento é uma forma de afirmar o seu empenho em defesa de mais justiça social, da democracia e dos direitos humanos.
O Secretariado Nacional da FENPROF não podia, por isso, deixar de se associar a estas comemorações, principalmente pelo que a pessoa e a sua vida representam para a humanidade e para a vida de todos quantos lutam por uma vida melhor para todos.
O Secretariado Nacional