Nacional

FENPROF: 25 ANOS DE LUTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DOS DOCENTES

28 de abril, 2008

A FENPROF completou, no dia 27 de Abril, 25 anos de existência. A FENPROF constituiu-se, cresceu e reforçou-se com os professores na acção e na luta por uma profissão docente dignificada e valorizada e uma Escola Pública democrática, de qualidade e inclusiva.

São estes valores que hoje estão em causa, fruto da política de um Governo que os tem contrariado e, por sua causa, a Educação atravessa hoje uma das mais graves crises do pós-25 de Abril. Por essa razão, os professores e educadores mobilizaram-se como nunca tinham feito e no dia 8 de Março foram 100.000 os que desceram a Avenida da Liberdade manifestando a sua profunda indignação face à política negativa e à postura antinegocial e antidemocrática da actual equipa ministerial, que não se tem cansado de menorizar os professores e educadores.

25 Anos depois de se constituir, a FENPROF continua a considerar necessário, não só, manter, como reforçar a luta em torno dos objectivos que estiveram na origem da sua constituição e continuam actuais e prioritários.

Espaço solidário, a FENPROF integra sete organizações sindicais regionais: Sindicato dos Professores do Norte, Sindicato dos Professores da Região Centro, Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, Sindicato dos Professores da Zona Sul, Sindicato dos Professores da Madeira, Sindicato dos Professores da Região Açores e Sindicato dos Professores no Estrangeiro.

A FENPROF, ao longo dos seus 25 anos de existência, tornou-se a mais importante e representativa organização sindical docente representando, no seu conjunto, mais de 65.000 professores e educadores de todos os graus e níveis de ensino, quer do ensino público, quer particular e cooperativo.

Em tempo de luta, a FENPROF, como sempre tem acontecido, está na primeira linha da contestação às políticas negativas do Governo, seja no âmbito específico da Educação, seja em planos mais gerais, tanto no quadro da Administração Pública, como no conjunto dos trabalhadores portugueses que se confrontam, agora, com a tentativa governamental de agravar, ainda mais, as já gravíssimas leis laborais contidas no Código de Trabalho.

25 Anos depois, a FENPROF continua bem viva e combativa sempre ao lado dos Professores na luta por uma Educação melhor num país mais solidário.

O Secretariado Nacional da FENPROF