Todas as notícias
Manuel Gusmão

Faleceu um dos escritores, ensaístas e filósofos que mais contribuíram para o pensamento português contemporâneo

10 de novembro, 2023

Manuel Gusmão nasceu em 29 de dezembro de 1945. Filósofo, ensaísta e professor, ficará sempre ligado à FENPROF, não só por ter sido associado de um dos sindicatos que integram esta Federação - o SPGL -, mas também por ter sido um dos escritores, e pensadores com que temos a honra de contar na galeria de vencedores do Prémio FENPROF/SABSEG António Gedeão.

Manuel Gusmão é conhecido pelas suas contribuições nas áreas da filosofia e da literatura, tendo-se destacado como uma figura proeminente nos círculos intelectuais em Portugal.

Gusmão abordou frequentemente temas relacionados com o existencialismo, hermenêutica e fenomenologia. Além disso, teve como objeto do seu trabalho a procura das conexões entre filosofia e literatura, estudando as formas como a literatura pode ser uma forma de expressão filosófica. A sua produção intelectual pode ter influenciado o pensamento filosófico em Portugal.

Como professor, Gusmão teve enorme impacto sobre várias gerações de estudantes, transmitindo conhecimento e perspetivas que contribuíram para a sua formação intelectual e cultural, assumindo a sua importância crucial, enquanto docente, na disseminação e perpetuação do pensamento e das ideias.

Manuel Gusmão inscreve-se entre os pensadores e escritores que deixaram uma marca duradoura na comunidade intelectual portuguesa tendo desempenhado um papel muito importante na formação da identidade cultural do país. É, sem dúvida, uma das referências mais marcantes da lírica portuguesa contemporânea.

Alguma bibliografia de referência:

A Interpretação: História, Filosofia e Comunicação (1988); Um Mundo e Vários Mundos (1990); A Lição do Amor: Leitura de Os Maias (1997); A Paixão da Razão: Ensaios (2002); Ler e Viver: Ensaios sobre a Literatura (2010)