Nacional

Faleceu José Paulo Serralheiro, dirigente do Sindicato dos Professores do Norte

06 de setembro, 2009

Faleceu na manhã de 6 de Setembro, no Porto, José Paulo Serralheiro, dirigente do Sindicato dos Professores do Norte (SPN). À família, amigos e companheiros do prestigiado dirigente sindical, muito empenhado no trabalho de informação junto dos educadores e professores portugueses, apresentamos sentidas condolências.

Comunicado do SPN:

É com profunda tristeza que a Direcção do Sindicato dos Professores do Norte comunica que o nosso camarada e amigo José Paulo Serralheiro acaba de falecer hoje, dia 6 de Setembro, vítima de uma doença prolongada que o afastou da nossa presença já há alguns meses.

Do nosso convívio quotidiano, que não do trabalho em prol do SPN, e de um projecto editorial que orgulha o nosso Sindicato, e de que ele foi não só o impulsionador, o mentor e o artífice, mas também a sua alma plena, o seu construtor paciente, o seu dinamizador total.

A Página da Educação, de há muito uma incontornável referência no jornalismo escrito sobre Educação, pode ser propriedade do Sindicato dos Professores do Norte, mas é, antes de tudo, a filha querida do génio criativo, da acutilante intervenção política e social do seu director, da enorme capacidade de partilha que é apanágio dos grandes vultos.

José Paulo Serralheiro não quis morrer sem antes deixar pronto para ser impresso o segundo exemplar da revista Página da Educação, nova fase do jornal com o mesmo nome, como se assim demonstrasse uma vez mais o seu apego completo às causas que abraçava.

O seu espírito aberto, a sua perspicácia, o gosto pelo contraditório, a sua frontalidade, a sua inesgotável capacidade de trabalho, o seu amor pelo SPN, constituem património imorredoiro do Sindicato dos Professores do Norte, que aqui lhe presta a mais sentida homenagem.

Assim saibamos continuar no sindicalismo honrando sempre a memória daqueles que, partindo antes de nós, nos deixam mais fracos pela sua ausência mas ainda mais fortes pelo seu exemplo.

Porto, 6 de Setembro de 2009
A Direcção do Sindicato dos Professores do Norte