Amianto
Nesta interrupção da Páscoa

Em que escolas estará o MEC a remover o amianto?

14 de abril, 2014

O ministro Nuno Crato tornou público, há pouco tempo, que a interrupção letiva da Páscoa seria aproveitada para, em algumas escolas, avançar com a remoção do amianto existente na sua construção. Isto depois de ter recusado divulgar a listagem de escolas que contêm amianto, desrespeitando, assim, a lei que impõe a sua divulgação.

Justificou o MEC que tal se devia ao facto de a listagem não se encontrar completa, o que levou a FENPROF a solicitar, junto do tribunal, que fosse, então, divulgada a lista incompleta. Entretanto, a FENPROF prepara a apresentação de uma ação em tribunal contra a ilegalidade em que, de há 2 anos para cá, o MEC incorre, face ao que estabelece a Lei n.º 2/2011, de 9 de fevereiro.

Voltando à dúvida em título, falta agora saber quais são exatamente as escolas em que o amianto está a ser removido. Decerto que, na primeira semana da interrupção, a remoção não se realizou por estarem a decorrer as reuniões de avaliação, mas agora que estas já terminaram, provavelmente o processo irá avançar em força, faltando apenas conhecer as escolas em que tal acontecerá, informação que, de certeza, o MEC tornará pública. Aguarda-se essa publicitação.

O Secretariado Nacional da FENPROF
14/04/2014