Todas as notícias FENPROF nas notícias
Opinião de Mário Nogueira na revista Visão

Educação: os fracassos do alegado “grande reformador”.

16 de setembro, 2026

Mário Nogueira, representante da FENPROF no Conselho Nacional da Educação, publica um artigo de opinião na revista Visão onde afirma que «O estado da Educação é doloroso e tem responsável político: o ministro Fernando Alexandre». Para Mário Nogueira, «o que está a acontecer é muito prejudicial para a Escola Pública, mas esse será o lado para o qual o ministro dorme melhor, uma vez que, como gosta de dizer, não tem preconceitos ideológicos», conclui.


Educação: os fracassos do alegado “grande reformador”. Opinião de Mário Nogueira

O estado da Educação é doloroso e tem responsável político: o ministro Fernando Alexandre. Para a situação, contribui a incompetência técnica na implementação de algumas medidas, no entanto, o problema é muito mais profundo – estamos perante o resultado de políticas decididas pelo Governo e levadas a cabo por um ministro para quem tudo o que corre mal é culpa alheia.

Os fracassos sucedem-se: a falta de professores agrava-se; a revisão do estatuto da carreira docente (e consequente valorização da profissão) vai sendo adiada; os exames foram um caos; a abertura do ano letivo é das piores de sempre, com a novidade de milhares de alunos não terem escola. Como se não bastasse, já se precipitam outras medidas, com destaque para a entrada em vigor, a meio do ano letivo, do novo regime de inclusão, e para a anunciada fusão dos dois primeiros ciclos já no próximo ano letivo, medida que, inclusivamente, obrigará a uma alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo, mas cuja preparação se mantém no mais reservado secretismo.

[...]

O que está a acontecer é muito prejudicial para a Escola Pública, mas esse será o lado para o qual o ministro dorme melhor, uma vez que, como gosta de dizer, não tem preconceitos ideológicos. Admite-se que assim seja quando o que corre mal contribui para a degradação da resposta pública. Faz parte da natureza dos neoliberais.

Leia o artigo completo na página da revista Visão.