Nacional
Iniciativa promovida pelo SPE/FENPROF

Douro acolheu o II Encontro de Professores de Língua e Cultura Portuguesas no Estrangeiro

19 de setembro, 2005

Sabrosa e Alijó acolheram, nos dias 25, 26 e 27 de Julho de 2005, o II Encontro de Professores de L.C.P. no Estrangeiro, promovido pelo Sindicato dos Professores no Estrangeiro ( SPE / FENPROF). Várias dezenas de professores participaram nos colóquios, exposições e visitas guiadas à região.

Um momento alto foi o colóquio sobre " Ensino Português no Estrangeiro " aberto pelo Dr. Manuel Batista, Procurador Geral Adjunto, que realçou o papel relevante do ensino do português para as comunidades. O secretário de Estado das Comunidades falou das alterações que irão ser introduzidas neste sub sistema de ensino. De seguida foi aberto um debate participativo por parte da " plateia" presente.

No átrio municipal foi inaugurada a exposição da artista plástica Isabel Meireles que na ocasião, foi homenageada pelo Secretário de Estado das Comunidades.

No dia 26 de Julho, realizou-se uma visita a S. Leonardo de Galafura, local de magníficas paisagens sobre o Douro e de eleição de Miguel Torga. Aqui foi declamada poesia de Torga.

Durante a tarde, no auditório da Câmara Municipal de Alijó, realizou-se uma conferência sobre a

" Vida e obra de Miguel Torga " que esteve a cargo da Professora Doutora - Assunção Monteiro da UTAD.

A Delegada regional do M. da Cultura - Dra. Helena Gil, falou do périplo dos escritores que marcaram com a sua presença - as terras de Trás-os-Montes.

David de Carvalho, presidente do Círculo Miguel Torga declamou algumas poesias do autor.

Posteriormente, foram inauguradas duas exposições. Uma de artistas plásticos portugueses residentes no Luxemburgo e outra de artistas consagrados do surrealismo português que continuam patentes ao público na vila de Alijó.

No último dia, os participantes subiram o rio Douro em barco "rabelo", almoçaram na presença do Presidente da Câmara de Sabrosa na Quinta Nova, um belo espaço turístico e vinhateiro com uma deslumbrante paisagem sobre o rio que deixou em todos o desejo de voltarem em breve à região.

Positivo foi o balanço e a prestimosa colaboração das Câmaras de Alijó e de Sabrosa bem como o apoio da Associação Contacto.