Nacional
SN de 1 de Outubro considera que a Ministra da Educação se deve demitir

Demissão de Ministra é inevitável

08 de outubro, 2004

 

O Secretariado Nacional da FENPROF, reunido no dia 1 de Outubro de 2004, concluiu que a Ministra da Educação deve demitir-se.

Esta posição sustenta-se em vários aspectos:

- no comportamento errático da Ministra ao longo do processo dos concursos em que foi anunciando datas para a publicação das listas, datas essas sucessivamente incumpridas, culminando com a publicação de listas repletas de erros que só a necessidade imperiosa de iniciar o ano lectivo impediu de serem mais uma vez anuladas.

- no absoluto silêncio da Ministra sobre matérias da Educação, nomeadamente questões tão importantes como  o lançamento da reforma do ensino secundário, os dados da OCDE sobre a educação em Portugal, a situação da Lei de Bases.

- nas inacreditáveis afirmações da ministra à revista SÁBADO de 24 de Setembro, reveladores de uma completa ausência de informação sobre as questões da Educação e do sistema educativo, de que a citação que se segue é o melhor exemplo. À pergunta "E como é que explica esse falhanço (da colocação dos professores)? respondeu: "Toda a gente sabe como é que se explica. Houve um problema com um programa informático que não funcionou. O programa ordena 110 mil professores, cada um pode escolher 100 escolas de colocação por ordem de preferência. Cada professor pode dar aulas em 40 grupos de docência.".

Isto a acrescentar à sensacional (felizmente não aplicada) tese de que a colocação manual dos docentes seria preferível ao recurso à informática.