Negociação Todas as notícias
Negociação

Declarações de Mário Nogueira à entrada para a reunião de 22 de março no ME

22 de março, 2023

À chegada ao Ministério da Educação, o Secretário-geral da FENPROF declarou aos jornalistas que, tratando-se de uma reunião pré-negocial, as organizações sindicais esperam, para já, conhecer as intenções do ME para estas negociações e o calendário negocial proposto.

Mário Nogueira lembrou que a FENPROF já apresentou propostas ao ME sobre todas as matérias que foram incluídas na ordem de trabalhos desta reunião, até ao momento, sem resposta. Assim, esta reunião pré-negocial, além de definir o calendário da negociação, irá servir para que a FENPROF reforce as suas posições e recorde as suas propostas sobre a recuperação faseada do tempo de serviço, a redução da burocracia, os abusos nos horários de trabalho ou as questões da monodocência, mas também sobre a aposentação, por exemplo.

Questionado pelos jornalistas sobre a concretização do calendário de lutas apresentado pelas nove organizações sindicais, Mário Nogueira considera que "se as lutas se vão concretizar ou não, está mais nas mãos do ministério do que nas dos sindicatos ou dos professores".