Nacional
Apelo

Dar voz ao silêncio

19 de agosto, 2022

A FENPROF recebeu o seguinte pedido, que divulga, da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, criada na sequência de decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, em novembro de 2021:

Senhora/Senhor Presidente da Direção, 

Na sequência de uma decisão da Conferência Episcopal Portuguesa em novembro de 2021, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa constituiu-se para realizar um estudo sobre abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes (dos 0 aos 18 anos de idade) por parte de membros ou leigos que na Igreja trabalham, entre1950 e 2022.  

Nesse sentido, e tendo em conta a importância da vossa presença nas escolas portuguesas e entre professores/educadores, atravessando gerações e regiões, entramos em contacto convosco para um pedido de colaboração na divulgação da nossa missão. 

Mais concretamente, vimos solicitar a divulgação ampla do nosso “apelo ao testemunho” junto da vossa comunidade de modo a chegarmos ao maior e mais diversificado número de potenciais vítimas desses abusos, em todo o País.  

Segue em anexo o cartaz digital que pode ser publicado nas vossas redes sociais, no vosso site, ou diretamente enviado aos associados através de mailing list. Contém as informações fundamentais sobre como fazer um testemunho: através do preenchimento do questionário online ou através da nossa linha telefónica (sempre sob anonimato). 

Desde já agradecemos o vosso apoio neste estudo que procura dar voz ao silêncio, e ficamos à vossa disposição para qualquer outro esclarecimento adicional. 

Muito cordialmente,

Ana Nunes de Almeida

Comissão Independente