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Balanço do ano letivo 2023/2024

Da recuperação do tempo de serviço aos problemas que se arrastam, com uma preocupante reconfiguração do sistema educativo como pano de fundo

19 de julho, 2024

O ano letivo 2023/2024 chegou ao fim e, embora com atraso em diversos aspetos da sua organização, o seguinte aproxima-se a passos largos. Neste ano letivo, teve lugar um importante processo de recuperação do tempo de serviço dos professores, apesar de insuficiências, bem como um concurso que permitiu muitas mudanças de escola e o ingresso em quadro de muitos docentes, não tendo sido alheia, a estes resultados, a forte luta desenvolvida pelos professores. Contudo, são muitos os problemas que não mereceram a resposta necessária ou adequada, sendo, por isso, previsível que, em 2024/2025, por exemplo, a falta de professores se faça sentir, no mínimo, da mesma forma que foi sentida neste ano, tanto em escolas públicas, como privadas.

Tendo havido eleições em março, há, hoje, um programa de governo que é novo e do qual constam medidas que suscitam grandes preocupações aos docentes. Se o caminho a seguir pelo governo for o que aquele programa faz prever, é natural que a pacificação anunciada pelo ministro Fernando Alexandre, na sequência do processo de recuperação do tempo de serviço, não se verifique.

Para um balanço do ano letivo que terminou e uma primeira perspetiva do que se seguirá, a FENPROF promove uma

Conferência de Imprensa

23 de julho (terça-feira) – 11:00 horas

Porto, sede do SPN (Edifício Cristal Park)

 

Lisboa, 19 de julho de 2024

O Secretariado Nacional da FENPROF