Nacional
Carta enviada à Ministra da Educação em 22/12/2004

Confusões entre associações "sindicais" e Ministério da Educação

28 de dezembro, 2004

Sua Referência:

Nossa Referência: FP-166/2004

Data: 22/12/2004

Exma Senhora

Ministra da Educação

Av. Infante Santo, nº 2

1350-178 LISBOA

C/c ao Senhor Director Regional de Educação de Lisboa

 

Senhora Ministra,

O Secretariado Nacional da FENPROF apresenta a Vª Exª o seu mais vivo protesto pelo facto de a página electrónica da DREL estar a servir, há já alguns dias, de veículo de propaganda de uma iniciativa promovida por uma associação sindical (a ASPL no caso em apreço).

Trata-se de uma inusitada e pantanosa confusão entre as funções de um ministério e de um sindicato que abre um perigoso precedente: o das páginas do Ministério da Educação, por respeito pelos princípios de independência e igualdade de tratamento a que qualquer governo está sujeito, terem de divulgar as actividades de todos os sindicatos, situação que obviamente a FENPROF não defende.

Não colhe o argumento da relevância da matéria do encontro anunciado: se o Ministério da Educação entende que deve lançar iniciativas de esclarecimento junto dos docentes sobre os mecanismos dos concursos deve para tal utilizar as suas estruturas e equipas e não patrocinar iniciativas de um sindicato - seja ele qual for. Acresce que a presença dos docentes na iniciativa anunciada é paga e impõe condições discriminatórias para quem não pertença à ASPL, situação não compaginável com a obrigação que o ME tem de informar todos os docentes sobre os mecanismos dos concursos.

A FENPROF obviamente esclarecerá e apoiará todos os docentes sobre a matéria em causa sem que para tal necessite de publicidade oferecida pelo ME.

Por entender que se trata de uma situação ilegítima, ilegal e imoral, a FENPROF vai solicitar a intervenção do Senhor Provedor de Justiça.

Com os melhores cumprimentos,

 

                                                            O Secretariado Nacional

                                                                  Paulo Sucena

                                                               O Secretário-Geral