Numa fase em que a Assembleia da República e o novo governo já tomaram posse, a FENPROF identifica um conjunto vasto de problemas que são sérios, que afetam a Educação e a Ciência e que devem ser resolvidos urgentemente.
A falta de milhares de professores nas escolas portuguesas destaca-se entre eles, mas também são muito sensíveis problemas estruturais no Ensino Superior e na Ciência. Insuficiências e discriminações permanecem sem respostas para os docentes do Ensino Particular e Cooperativo, das IPSS e das Misericórdias.
Na sequência do início da XVII Legislatura e da tomada de posse do XXV Governo Constitucional, a FENPROF vai já esta semana solicitar aos grupos parlamentares e ao ministro da Educação, Ciência e Inovação a realização de reuniões com os seguintes objetivos:
- Entrega e apresentação dos documentos aprovados no 15.º Congresso Nacional dos Professores, realizado em 16 e 17 de maio último;
- Apresentação da Proposta Global da FENPROF para a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD);
- Manifestação de preocupações face a alguns dos principais problemas que afetam a Educação, desde logo a falta de professores;
- Identificação das questões problemáticas do Ensino Superior e da Ciência;
- Caraterização da situação dos docentes do Ensino Particular e Cooperativo, das IPSS e das misericórdias.
Para dar a conhecer as principais preocupações da FENPROF e, em geral dos docentes e investigadores, como resultou da decisão do 15.º Congresso Nacional dos Professores, convidam-se os/as senhores/as jornalistas para a conferência de imprensa.
No final da Conferência de Imprensa, a FENPROF entregará no MECI uma pasta com os documentos citados e um pedido formal de reunião. Para tal foi já enviado um pedido de audiência.
Contamos com o vosso interesse.
Lisboa, 9 de junho de 2025
O Secretariado Nacional da FENPROF