DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
Amanhã é Dia Mundial dos Professores!
Nunca, como hoje, os professores e educadores portugueses tiveram tantas razões para assinalarem, com indignação e luta, o 5 de Outubro.
Vitimas das políticas do governo e das imposições da troika, os professores portugueses:
- são dos grupos profissionais em que o desemprego mais aumentou;
- viram os seus salários reduzidos em mais de 30% em apenas 2 anos;
- são vítimas de uma tremenda instabilidade, proliferando os horários-zero nas escolas e agravando-se a precariedade;
- têm os seus horários de trabalho agravados, estão obrigados a circular entre escolas dentro dos agrupamentos e veem degradar-se as suas condições gerais de trabalho;
- apesar de o exercício continuado da profissão docente, comprovadamente, provocar um acentuado desgaste nos profissionais, as condições de aposentação continuam a agravar-se.
É neste quadro muito negativo que se assinala, em Portugal, em 2012, o Dia Mundial dos Professores. A FENPROF agendou diversas iniciativas, da responsabilidade dos seus Sindicatos nas regiões, com que irá comemorar este dia. Assim:
- Norte (área do SPN): envolvimento dos professores na Marcha Contra o Desemprego, cuja “coluna norte”, neste dia, parte de Braga.
- Região Centro (área do SPRC): A partir das 15.30h, a Praça da República será a Praça dos Professores – Evocação do Professor Rómulo de Carvalho, com Frederico de Carvalho [Investigador, Presidente da Federação Mundial de Trabalhadores Científicos, filho do homenageado] e Manuel Freire [Da Pedra Filosofal à Trova do Vento que Passa]. Intervenções sobre “A situação dos trabalhadores portugueses”, “Impacto das políticas europeias na Educação” e “A situação dos professores portugueses e a defesa da Escola Pública”, respetivamente por Arménio Carlos [Secretário-Geral da CGTP], Mário David Soares [Professor e representante da CGTP no Conselho Económico e Social da UE] e Mário Nogueira [Secretário-Geral da FENPROF].
- Grande Lisboa (área do SPGL): Sessão Solene, a realizar na Escola Secundária de Camões às 10.30 horas. Divulgação da obra vencedora do Prémio de Poesia António Gedeão e atribuição dos prémios do Concurso de desenho e pintura. Intervenções de Paulo Sucena [presidente do júri do Prémio de Poesia António Gedeão], de representantes das empresas parceiras da FENPROF nas iniciativas desenvolvidas [Secre – Corretores de Seguros e Delta Cafés] e de Mário Nogueira [Secretário-Geral da FENPROF].
- Zona Sul (área do SPZS): Concentração dos Professores às 17h, em Faro, no Parque de Lazer das Figuras (relvado frente ao Fórum Algarve), com momentos de música e poesia; participação dos professores nas 2 colunas da Marcha Contra o Desemprego (saídas de Vila Real de Santo António e Lagos). Convergência das diversas ações em Faro, às 18,30h. No Alentejo, realizar-se-ão concentrações de professores em Évora, Beja e Portalegre.
Também nas Regiões Autónomas serão desenvolvidas iniciativas a divulgar oportunamente pelos SPM e SPRA.
Na sessão que se realizará em Lisboa, como se refere, serão divulgados os vencedores do Prémio de Poesia António Gedeão e do Concurso de desenho e pintura. Estas iniciativas têm as seguintes carateristicas:
– Concurso Literário: Prémio de Poesia António Gedeão.
Dirigido a obras publicadas em 2011. Júri constituído por Paulo Sucena (em representação da FENPROF), José Manuel Mendes (Presidente da APE) e Lídia Jorge (Escritora). Prémio de 7.500 euros. Iniciativa em parceria FENPROF/SECRE–Corretores de Seguros.
– Concurso de desenho e pintura de alunos sobre os seus Professores.
Os 12 trabalhos premiados deram origem a uma coleção de pacotes de açúcar postos a circular em 20 de setembro. Iniciativa em parceria FENPROF/DELTA–Cafés.
O Secretariado Nacional