Nacional
Conferência em Lisboa (17/07/2007)

Comissária Europeia critica interferência do Governo português nos media

22 de julho, 2007

A comissária europeia para as questões de media deu (17/07/2007) uma espécie de ?puxão de orelhas? disfarçado ao Executivo português ao defender que os governos não devem interferir no conteúdo editorial ou nos códigos de conduta que regem o jornalismo. Viviane Reding falava na conferência organizada pelo grupo Impresa subordinada ao tema "Os Media da nova geração na era digital?.

?Não quero intervir na política nacional, mas nunca interfiram no conteúdo editorial ou códigos de conduta do jornalismo. Esta não é uma questão da Comissão Europeia ou do Parlamento?, afirmou. ?A imprensa escrita livre é a base da nossa sociedade democrática e os governos não devem intervir na regulação da imprensa escrita. É uma regra sine qua non?, disse, defendendo que ?a auto-regulação e a co-regulação é um sistema que, de facto, funciona?.

Viviane Reding anunciou que encomendou um estudo sobre pluralismo e concentração nos media na Europa, e, dirigiu-se directamente ao ministro Augusto Santos Silva, que estava na sala, afirmou que tendo em conta que o Governo está a preparar legislação sobre o assunto, talvez as conclusões desse estudo ajudassem. ?Não é dever da Comissão Europeia imiscuir-se na legislação da cada país. Mas é dever da Comissão ajudar os 27 a compreender o que se passa.?

www.publico.pt
17/07/2007