Carreira Docente
Docentes contratados e desempregados em plenários por todo o país

Combater a precariedade é condição essencial para valorizar a profissão docente, promover a sua atratividade e resolver a falta de professores

20 de junho, 2022

A FENPROF e os seus sindicatos vão realizar durante esta semana um vasto conjunto de plenários especialmente dedicados aos problemas de quem vive as profundas incertezas da precariedade laboral. Decorrerão na maioria dos distritos do território continental. Foram convocadas 23 reuniões entre os próximos dias 21 e 24. 

Sucessivos governos ignoraram o problema, não obstante os alertas da FENPROF, a que se juntaram outras entidades, mas hoje é por demais indisfarçável a dimensão crescente da falta de professores e educadores. Enfrentar a situação requer muito mais do que meras medidas de contingência. Políticas muito negativas levaram à progressiva desvalorização e consequente perda de atratividade da profissão docente e são essas que urge corrigir.  

Com especial impacto na crise de docentes está o recurso extenso e prolongadíssimo à precariedade laboral, opção que continua a verificar-se em desrespeito por quadros legais e pelo próprio direito da União Europeia. Combater de forma séria a precariedade é um aspeto central – mas não assumido pelos governos – para valorizar a condição docente e para voltar a tornar atraente a profissão, quer para os docentes profissionalizados que se viram na contingência de abandonar a abandonar, quer para os jovens que, perante o que vão sabendo, rejeitam trajetos de vida como professores ou educadores. 

A luta contra a precariedade e os problemas e injustiças que ela arrasta é um dos grandes eixos reivindicativos da FENPROF e da profissão docente em Portugal. Nos plenários, para além da discussão das situações concretas que afetam os docentes, procurar-se-ão compromissos de mobilização e participação que permitam dar força àquela luta, aumentando a pressão para a resolução da precariedade dos docentes. 

 

O Secretariado Nacional da FENPROF