Curso de Formação Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFC) - Nº de registo: CCPFC/ACC-122474/24
Sobre o Ciclo de Debates
Certificação
- A inscrição em todos os debates permitirá o acesso à certificação do ciclo de debates como curso de formação acreditado pelo CCPFC (25 horas).
- Cada debate terá a certificação como Ação de Curta Duração (3 horas).
Inscrições
- Para os debates individuais: Ação de Curta Duração – até 6 dias antes de cada debate
- Para a inscrição em todos os debates: Curso de Formação – até 15 de fevereiro (inclusive)
50 anos de Abril:
Educação/Ensino e Escola Pública
A Educação em Portugal e a Escola Pública têm sido, ao longo destes 50 anos de Democracia, um pilar fundamental para o desenvolvimento do país.
Um dos grandes feitos do 25 de Abril no sistema educativo consistiu na abertura de possibilidades às classes populares, tanto no acesso, como na permanência e no sucesso. Um dos âmbitos da generalização do ensino foi promovido pelo sistema de Educação e Formação de Adultos que deverá ser promotor de equidade social, de igualdade de oportunidades, de elevação da autoestima e de valorização das tradições e culturas ancestrais.
O movimento dos Grupos de Estudo dos Professores Eventuais e Provisórios (GEPEeP) permitiu o nascimento de um movimento sindical livre, forte e organizado, a nível nacional, logo após os 25 de Abril de 1974.
O movimento sindical foi uma componente essencial na luta pela democracia ao longo dos 48 anos de ditadura fascista em Portugal. Os sindicatos constituem uma plataforma de resistência política e de classe com uma forte dimensão emancipatória. Na Revolução, o movimento sindical foi perpassado por todas as disputas políticas que marcaram a construção da Democracia.
A construção de um sistema educativo adequado às realidades arquipelágicas é um desafio antigo e uma meta por alcançar nestes quase 50 anos de autonomia constitucional.
O ensino da língua portuguesa a portugueses residentes no estrangeiro remonta ao início do sec. XX. Apesar disso, só após os 25 de Abril foi instituída a obrigação do Estado Português “assegurar aos filhos dos emigrantes o ensino da língua portuguesa”, introduzida na Constituição da República Portuguesa, em 1982.
Objetivos:
- Refletir sobre Abril: Educação/Ensino e direito à Educação após o 25 de Abril de 1974.
- Valorizar a importância da Educação na mudança de expetativas dos jovens.
- Enaltecer a educação de adultos num contexto de aprendizagem ao longo da vida.
- Conhecer a importância dos Grupos de Estudo na construção dos Sindicatos de Professores.
- Refletir sobre os direitos sindicais e de cidadania.
- Valorizar a criação dos sistemas educativos regionais.
- Valorizar o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa para os cidadãos portugueses no estrangeiro.
Os Debates
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Mário Nogueira
Secretário-geral da FENPROF
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Almerindo Janela Afonso
Sociólogo, Docente na Universidade do Minho
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José Pacheco Pereira
Docente Universitário
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Rui Assis
Advogado
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Francisco Gonçalves
Secretário-geral adjunto da FENPROF
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João Sedas Nunes
Docente na Universidade de Lisboa
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Sofia Marques da Silva
Docente na Universidade do Porto
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João Teixeira Lopes
Docente na Universidade do Porto
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Mário Nogueira
Secretário-geral da FENPROF
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Armando Loureiro
Docente do Ensino Secundário
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Maria do Carmo Gomes
Investigadora Principal convidada no ISCTE
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Luís Rothes
Coordenador Nacional do PIAAC
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José Feliciano Costa
Secretário-geral da FENPROF
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António Teodoro
Docente na Universidade Lusófona
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Mª Manuel Ricardo
Docente na Universidade Lusófona
Apresentação M. Manuel Calvet Ricardo
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Álamo de Meneses
ex-Sec. Reg. da Educ. dos Açores. Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
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António Lucas
Presidente do SPRA
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Francisco Santos
ex-Secretário Regional da Educação da Madeira
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Francisco Gonçalves
Secretário-geral adjunto da FENPROF
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Paulo Feytor Pinto
Docente de Português
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João Verdades dos Santos
Advogado
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Pedro Rupio
Conselheiro das Comunidades Portuguesas
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Mário Nogueira
Secretário-geral da FENPROF
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Joaquim Dionísio
Advogado
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Manuel Loff
Historiador
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Maria do Céu Pires
Docente do Ensino Secundário
Observações Importantes
Regras para a obtenção de certificado das ações de formação
- A inscrição e participação individual em cada debate dará acesso a certificado de Ação de Curta Duração (ACD - 3 horas cada debate);
- A inscrição em todos os debates dará acesso a certificado de Curso de Formação da Ação de 25 horas certificado pelo CCFCP.
Regra geral (Ações de Curta Duração – ACD)
- Assinar as folhas de presença
- Participar em pelo menos 2/3 da Ação de Formação
- Preencher a ficha de avaliação da ação
Regra especifica para o Curso de Formação da Ação de 25 horas
- Aplicam-se as regras gerais
- Realizar trabalho/relatório de avaliação
- O trabalho/relatório deverá conter no máximo de 2 páginas;
- Deverá incluir todos os temas da ação;
- A entrega do trabalho/relatório deve ser feita obrigatoriamente até às 23h 59m do dia 14 de junho de 2024, hora de Lisboa, fazendo o upload no site do CFJSS;
- Após a realização do último debate (29 de maio), receberá no seu email o endereço/link da página onde será feita a entrega do trabalho/relatório;
- Os certificados serão enviados a todos os que cumpriram com as regras acima descritas até dia 26 de julho de 2024.
Note bem: para ter acesso a um certificado de ação de 25 horas, terá obrigatoriamente de se inscrever, atempadamente, em todos os debates.
Inscrição
Ficha de inscrição online: https://dados.fenprof.pt/2400