Curso de Formação Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFC) - Nº de registo: CCPFC/ACC 113943/22
Sobre o Ciclo de Debates
A inscrição e participação individual em cada debate dará acesso a certificado de Ação de Curta Duração (ACD - 3 horas cada debate).
A inscrição e participação em todos os debates dará acesso a certificado de Curso de Formação da Ação de 25 horas certificado pelo CCFCP.
No caso de os participantes não terem ainda recebido o link para envio do trabalho final, devem verificar se o mesmo não terá ido para spam.
Os Debates
Mª do Céu Pires
Docente do Ensino Secundário
Ilda Figueiredo
Conselho Português para a Paz e Cooperação
Isabel Menezes
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto
Mário Nogueira
Secretário-geral da FENPROF
Mário Nogueira
Secretário-geral da FENPROF
Aníbal Pires
Docente Aposentado
Paulo Feytor Pinto
Associação de Professores para a Educação Intercultural
Sara Caetano
Alto Comissariado para as Migrações
Artur Ferreira
Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres
Mário Nogueira
Secretário-geral da FENPROF
Marta Araújo
Centro de estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Ariana Furtado
Docente do 1.º CEB
Pedro Ferreira
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto
Mário Nogueira
Secretário-geral da FENPROF
Fátima Messias
Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN
Luís Pinheiro
Gabinete de Apoio à Vítima para a Juventude LGBTI+ da Casa Qui
Ana Cristina Santos
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Por motivos de saúde, não foi possível participar no debate.
Portugal é reconhecido internacionalmente como um país no qual, formalmente, se respeitam os direitos de pessoas lésbicas, gay, bissexuais, trans, intersexo ou outras (LGBTI+). No entanto, estudos que temos desenvolvido sobre diversidade LGBTI+ em meio escolar, em meio laboral ou entre a população com mais de 60 anos revelam profundas desigualdades que resistem às alterações jurídicas mais promissoras, resultando em formas tácitas ou explícitas de violência estrutural. Esta intervenção será apoiada por exemplos e pela sugestão de medidas de intervenção específica visando promover no quotidiano a diversidade sexual e de género ao longo da vida.
Tomás Anjos Barão
Projeto Educação LGBTI da Rede Ex Aequo
Por motivos profissionais, não foi possível participar no debate.
Pequena apresentação do Projeto Educação LGBTI O enquadramento das nossas sessões no panorama da Educação; Impacto e desafios.
Mário Nogueira
Secretário-geral da FENPROF
Carlos Neto
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Mª José Araújo
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Por motivos de saúde, não foi possível participar no debate.
O programa da Escola a Tempo Inteiro (ETI) e a organização, nas escolas públicas, das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) - atividades lúdico-expressivas de grande importância na vida das crianças e dos profissionais que com elas trabalham - criou um novo espaço público de educação que está, constantemente, a ser reequacionado pelos diferentes atores políticos.
O conceito e práticas do programa da Escola a Tempo Inteiro, numa primeira fase, foi marcado pela ideia de possibilitar uma oferta social aos pais e encarregados de educação das famílias mais carenciadas social e economicamente, que passaram a ter um espaço onde “deixar” as crianças enquanto trabalham e a usufruir de mais uma oferta educativa. Mas que numa segunda fase, se estendeu a todas as crianças que frequentam a escola pública..
Ana Paula Monteiro
Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tatiana Louro da Bela
Psicóloga
João Lopes
Departamento de Psicologia Aplicada da Universidade do Minho
Mário Nogueira
Secretário-geral da FENPROF
Mª do Céu Ribeiro
Departamento de Ciências de Educação e Supervisão do Instituto Politécnico de Bragança
Por motivos de saúde, não foi possível participar no debate.
Lidar com a indisciplina na escola foi, é, e será um desafio para todos os professores. Os professores, na sua atividade profissional, sentem, com frequência, dificuldades em lidar com os problemas disciplinares na sala de aula. Esta é uma evidência presente em múltiplos estudos nacionais e internacionais, facto que estimula investigadores, formadores das instituições de formação inicial de professores e os próprios professores ao questionamento das práticas de formação e das práticas em contexto de sala de aula.
Leva-nos igualmente a problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de professores; debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da docência e a refletir sobre as práticas nos diversos contextos.
É neste quadro que se pretende orientar o debate ou seja em torno da formação inicial de professores, do desenvolvimento da competência relacional e de gestão de sala de aula e sua relação com a prevenção da indisciplina, assumindo sempre que o professor é uma pessoa e que o professor pode fazer e faz a diferença.
Isabel Baptista
Faculdade de Educação e psicologia da Universidade Católica Portuguesa
António Teodoro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Mário Nogueira
Secretário-geral da FENPROF
Observações Importantes
Regras para a obtenção de certificado das ações de formação
- A inscrição e participação individual em cada debate dará acesso a certificado de Ação de Curta Duração (ACD - 3 horas cada debate);
- A inscrição e participação em todos os debates dará acesso a certificado de Curso de Formação da Ação de 25 horas certificado pelo CCFCP.
Regra geral (Ações de Curta Duração – ACD)
- Assinar as folhas de presença
- Participar em pelo menos 2/3 da Ação de Formação
- Preencher a ficha de avaliação da ação
Regra especifica para o Curso de Formação da Ação de 25 horas
- Aplicam-se as regras gerais
- Realizar trabalho/relatório de avaliação
- O trabalho/relatório deverá conter no máximo 5 mil caracteres;
- Deverá incluir todos os temas da ação;
- A entrega do trabalho/relatório deve ser feita obrigatoriamente até às 23h 59m do dia 15 de junho de 2022, hora de Lisboa, fazendo o upload no site do CFJSS;
- Após a realização do último debate (1 de junho), receberá no seu email o endereço/link da página onde será feita a entrega do trabalho/relatório;
- Os certificados serão enviados a todos os que cumpriram com as regras acima descritas até dia 30 de julho de 2022.
Note bem: para ter acesso a um certificado de ação de 25 horas, terá obrigatoriamente de se inscrever, atempadamente, em todos os debates.