"Há que inovar continuamente as práticas de acção com vista a assegurar com eficácia o contacto regular com os trabalhadores nos locais de trabalho, a identificação e resposta aos seus problemas, a assunção dos seus anseios e expectativas sócio-profissionais e o apontar dos caminhos para a sua realização".
Esta tónica de inovação e de reforço da intervenção sindical está bem patente no projecto de documento-base da 4ª Conferência de Organização Sindical que a CGTP-IN vai realizar no início do próximo ano de 2007.
A organização e a acção sindical de base; os quadros sindicais; e a reestruturação sindical e o reforço da Central são os três eixos temáticos da Conferência.
Tendo com lema "Dar mais força aos Sindicatos!", a iniciativa, que se insere nas actividades preparatórias do XI Congresso da Inter, poderá incentivar o debate em torno das necessárias estratégias sindicais para responder à "complexidade da situação social e laboral", motivada por fenómenos como a desregulação, as arbitrariedades, as flexibilidades, as precariedades e a desumanização e desvalorização do trabalho.
Para a Central é necessária uma "maior intervenção no terreno, mais estudo, formação e domínio dos problemas, com mais profundo conhecimento das expectativas e das atitudes dos trabalhadores", para além da "adopção de práticas inovadoras e o consequente combate a rotinas e estilos de trabalho inadequados para promover uma mais ampla participação dos trabalhadores na vida e na actividade sindical". / JPO