Foi divulgado (29/06), na página electrónica do ME, o calendário escolar para 2011/2012. Compreendendo o atraso na sua divulgação, tendo em conta a mudança recente de governo e equipa ministerial, tal não justifica, porém, a ausência de negociação ou, sequer, auscultação sobre matéria que implica directamente nos horários, nas férias e na organização do trabalho dos docentes.
Relativamente ao conteúdo do despacho, a FENPROF reafirma o seu desacordo com a diferença entre o calendário previsto para o Ensino Básico e o que se estabelece para a Educação Pré-Escolar, apesar de se manter a alteração de sentido positivo introduzida no ano ainda em curso.
A FENPROF continua a considerar que os ritmos e tempos de aprendizagem dos alunos não se compadecem com um calendário escolar que deveria estabelecer períodos mais equilibrados de trabalho continuado, e não se revê na redução dos períodos de trabalho lectivo, nomeadamente no Ensino Básico, como consequência da anunciada introdução de exames ou provas nacionais.
O Secretariado Nacional da FENPROF
30/06/2011