Ação Sindical Negociação
NEGOCIAÇÃO

Anúncio do governo não acrescenta nada

16 de janeiro, 2023
Em direto para a CNN, hoje, às 6:45 horas, Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF explicou como o anúncio de ontem, por parte do governo, de que haveria alterações ao regime de vinculação pode não passar de fogo de vista ou de um levantar de poeira para não se ver, de facto, aquelas que são as medidas gravosas que este governo pretende implementar nos concursos dos professores e no regime de contratação.
 
O SG da FENPROF revela que a proposta anunciada não trará nada de novo se não for ao encontro da diretiva comunitária que, ao contrário do que acontece, por exemplo, no setor privado, não se aplica aos docentes do ensino público, sendo, hoje, uma das principais causas do afastamento dos jovens desta profissão.
 
Mas Mário Nogueira esclarece que a questão dos concursos não é única e que o governo terá de dar passos mais largos se quer evitar a contestação dos docentes e o desenvolvimento da sua luta, coisa que parece não querer, de facto.
 
Hoje, 16 de janeiro, começa a greve por distritos (primeiro dia em Lisboa), a qual se estenderá até ao dia 8 de fevereiro. Está já marcada uma Grande Manifestação de Professores para o dia 11 de fevereiro e a FENPROF exorta os professores a juntar-se em concentração junto ao ME, no dia 20 de janeiro, durante a realização da 3.ª reunião negocial, sendo que esta Federação está ainda a tentar que a reunião possa ser feita em mesa única.
 
A manhã, 17 de janeiro, será Aveiro a avançar para uma greve de 24 horas (tempo definido no pré-aviso), das 0:00 horas às 24:00 horas desse dia.