Francisco Gonçalves
Secretário-geral da FENPROF
O gado asinino, detentor de grande visão periférica e muito atreito a distrações, foi submetido, em tempos, a uma inovação tecnológica: as palas, popularmente conhecidas como óculos de Penafiel, as quais revelaram possuir grande utilidade para manter o foco do bicho no caminho a seguir. A técnica do foco é muito apreciada, atualmente, nas atividades humanas, inclusive nas educativas.
Na semana passada, foi anunciada uma nova revisão curricular que vai alterar Aprendizagens Essenciais, cargas horárias das disciplinas e fundir 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Falou-se muito da fusão dos ciclos que, não obstante ser matéria de grande relevância pedagógica, tem o propósito escondido de reduzir docentes. Pouco se falou das alterações às Aprendizagens Essenciais e da sobrevalorização da avaliação externa (provas e exames do ensino básico e secundário).
Mas ao reduzir a avaliação dos alunos à avaliação externa e à comparação de resultados, há um todo de informação que se perde. O digital e a IA introduzidos não alteram a essência da coisa, são óculos de Penafiel… em modo IA.


