Iniciativas Todas as notícias
Prémio Literário António Gedeão 2022

a. m. pires cabral recebe prémio literário FENPROF/SABSEG pela obra "caderneta de lembranças"

05 de janeiro, 2023

“caderneta de lembranças” de a. m. pires cabral foi a obra premiada do Concurso Literário da FENPROF/SABSEG 2022. A sessão foi realizada com o autor à distância, por dificuldades do próprio em deslocar-se a Lisboa.

O júri, presidido por Paulo Sucena e composto, ainda, por Paula Mendes Godinho e José Manuel Mendes, foi unânime na escolha, que Paulo Sucena classificou de difícil, devido aos pesos pesados que também foram candidatos.

“Uma obra de arte”, assim a classificou o presidente do júri. Um livro “para lermos com amor”.

Carlos Martins, da SABSEG, não escondeu a satisfação pela parceria que tem com a FENPROF neste prémio anual e anunciou a manutenção da colaboração em 2023 com o 12.° Prémio literário, de romance, Urbano Tavares Rodrigues.

Professor licenciado em Filologia Germânica, a. m. pires cabral é um poeta transmontano, que se junta à lista de vencedores deste prémio promovido pela FENPROF e pela SABSEG – Corretor de Seguros e onde constam nomes como António Carlos Cortez, vencedor em 2020, com a obra Jaguar, Daniel Jonas, em 2018 com a obra Oblívio; em 2016, por Nuno Júdice, com A Convergência dos Ventos; em 2014, por Manuel Gusmão, com Pequeno Tratado das Figuras, e por Ana Luísa Amaral, em 2012, com Vozes.

Recorde-se que o Prémio de Poesia António Gedeão alterna, anualmente, com o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues, que foi ganho, por Ana Cristina Silva, em 2013; por Lídia Jorge, em 2015; por Isabela Figueiredo, em 2017, Luísa Costa Gomes, em 2019, e João de Melo, em 2021.