Nacional
V Congresso da Internacional de Educação (IE)

A investigação no âmbito da IE e o apoio ao trabalho sindical

11 de agosto, 2007

"A actividade de investigação da IE apoia o trabalho sindical a favor de uma educação pública de qualidade para todos. A investigação é importante. Os estudos podem ser utilizados como instrumentos para a melhoria das propostas políticas. As organizações representativas dos docentes podem, assim, reforçar e melhorar a sua preparação neste campo", sublinha o Instituto de Investigação da Internacional de Educação, que marcou presença viva em Berlim.

Este organismo é uma fundação que se rege pela legislação belga e tem como objectivo central desenvolver a capacidade de investigação da IE e das suas organizações filiadas. Os estatutos do Instituto foram aprovados pelo Conselho Executivo da Internacional de Educação, numa reunião realizada na capital alemã em Março passado.

No âmbito da sua actividade, está prevista a atribuição de bolsas de investigação sobre temas de vincado interesse para as estruturas sindicais dos docentes de todo o Mundo (ver: www.ei-ie.org/researchecentre/en/index.htm-ie.org).
A coordenação da unidade de investigação da IE funciona na Bélgica: 5 Blvd du Roi Albert II, 1210 Bruxelas, telef. +3222240651; fax: +3222240606; e-mail: Guntars.Catlaks@ei-ie.org e research.network@ei-ie.org

Ao mesmo tempo que permitirá à IE a gestão de mais recursos humanos para o trabalho de investigação, o Instituto vai possibilitar aos sindicatos e outras instituições uma contribuição directa para a actividade de investigação da IE. Recentemente, produziu estudos sobre a onda de privatização no Uganda e o uso das tecnologias de informação e comunicação na Letónia.

A privatização oculta do ensino público, os salários dos docentes na Europa e as oportunidades educativas para as crianças refugiadas e das comunidades emigrantes, são exemplos de estudos em curso nesta unidade de investigação, que, entretanto, apoia os Programas da IE, como o Barómetro sobre os Direitos Humanos e Sindicais - edição 2007 (apresentada neste V Congresso), a Declaração sobre Ética Profissional, os estudos relativos à Condição da Mulher e a Situação dos Docentes - Relatório da IE para o Comité de Especialistas da OIT e da UNESCO, entre outros programas. / JPO