Nacional
Negociação

Ministério da Educação recusa receber Secretariado Nacional da FENPROF

19 de outubro, 2021

Resumo das declarações do Secretário-geral da FENPROF à saída do Ministério da Educação, depois de uma assessora do senhor ministro ter vindo informar que o Secretariado Nacional não iria ser recebido por nenhum responsável político do ME, confirmando o desrespeito deste ministro e deste governo pelos professores.

Findo o prazo dado pela FENPROF ao senhor ministro da Educação para a marcação de uma reunião com as organizações sindicais, uma delegação do Secretariado Nacional da FENPROF dirigiu-se ao Ministério da Educação para exigir reunir com Tiago Brandão Rodrigues, onde passou grande parte do dia.

Desde que o atual governo tomou posse, há dois anos, apenas se realizou uma reunião com Tiago Rodrigues, no início do mandato. Daí para cá tem sido o "deserto" constituindo-se, hoje, o ministro como o principal obstáculo ao diálogo social e à negociação de importantes dossiers, a saber: recomposição da carreira, combate ao envelhecimento da profissão e regime de aposentação, revisão do regime de concursos e combate à enorme precariedade existente na profissão, horários e condições de trabalho, gestão democrática das escolas e reversão do processo de municipalização da Educação.