Nacional
OTELO SARAIVA DE CARVALHO

Morreu o estratega do 25 de Abril. Viva o 25 de Abril!

25 de julho, 2021

Aos 84 anos, Otelo Saraiva de Carvalho, Óscar - nome de código na Revolução, morreu, antes de cumpridos 50 anos sobre a madrugada que devolveu o país à Liberdade e que abriu as portas dos Direitos, da Cidadania, da Democracia.

Portugal, nos 48 anos que decorreram, desde o derrube do poder fascista no nosso país, conseguiu democratizar, descolonizar e desenvolver-se. Abril cortou com a noite negra do fascismo, da ignorância e do obscurantismo, da falta de cuidados de saúde, da escola para as elites e do analfabetismo, do trabalho sem direitos, da exploração e do desrespeito pelo ser humano pensante que, de modo diferente, procurava a transformação. Na tarde de 25 de Abril, o Povo pegou no golpe e transformou-o numa Revolução, ocupando as ruas, gritando vitória. Uma semana depois, no 1.º de Maio, gritámos que o Povo Unido Jamais será Vencido! Clamor que pelo seu significado se ouve hoje nas manifestações que correm as ruas deste país, quase 48 anos depois.

Otelo Saraiva de Carvalho, foi um, de entre os Capitães de Abril e do Movimento das Forças Armadas, dos que deu confiança ao Povo para que não tivessem medo, bastando, para tal continuar a defender as conquistas essenciais da Revolução, plasmadas, em grande medida, no Programa do MFA..

Figura carismática e da história do Portugal dos últimos cem anos, Otelo tem de ser lembrado, homenageado e estudado como central numa das mais complexas e bem sucedidas operações militares. Vitoriosa!

Ao capitão de Abril, a FENPROF presta o seu tributo.

Viva o 25 de Abril!