CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
29 mai 2020 / 18:37

FENPROF acompanhará reabertura dos jardins de infância no próximo dia 1 de junho

Os jardins de infância reabrirão na próxima segunda-feira, dia 1 de junho e não será, decerto, para assinalar o Dia Mundial da Criança. Esta reabertura insere-se na terceira fase de desconfinamento, cujo calendário foi estabelecido pelo governo, contudo, as orientações enviadas aos agrupamentos de escolas, destinadas à Educação Pré-Escolar, afastam-se, em alguns casos, bastante, das condições que a natureza das próprias crianças imporia.

Desta vez, contrariamente ao que aconteceu em relação às creches, não houve um rastreio à Covid-19, não tendo havido qualquer explicação convincente para esse facto. Os responsáveis da Educação não explicam, como não explicaram a não realização de rastreio no ensino secundário, e a Senhora Diretora-Geral da Saúde, a pergunta hoje feita por jornalista, após a apresentação de mais um relatório diário sobre a Covid-19, limitou-se a dizer que não foi definido um plano nacional de testes para o Pré-Escolar e que as crianças dos jardins de infância já se comportavam de forma muito diferente das que frequentam as creches. Ficou a sensação de ter lido a "cábula" que estava preparada para há quinze dias atrás, quando reabriu parcialmente o secundário.

Não se esperam muitas crianças, pelo menos neste primeiro dia. O levantamento feito pelos próprios agrupamentos aponta para uma presença, no máximo, da ordem dos 50%.

A FENPROF, como aconteceu no passado dia 18 de maio, acompanhará o regresso dos educadores de infância aos jardins de infância, estando presente junto a um estabelecimento de cada região educativa. Em cada um dos locais estarão presentes membros da coordenação do Sindicato de Professores da respetiva região, acompanhados pelos responsáveis do Departamento de Educação Pré-Escolar dessa região. O Secretário-Geral da FENPROF estará em Lisboa, integrando a delegação do SPGL.

Nos locais de presença dos dirigentes da FENPROF será entregue aos educadores o Manual de Procedimentos, Condições Exigências, com as devidas adaptações para a Educação Pré-Escolar, e, aos pais e encarregados de educação, um folheto específico.

Os locais de presença da FENPROF, no próximo dia 1 de junho (horas assinaladas junto de cada um) serão os seguintes:

- Norte:  8:15 horas,  EB de Igreja, S. Salvador de Briteiros, AE Briteiros, Guimarães

- Região Centro:  8:45 horas, JI Quinta das Flores, AE Coimbra Sul, Coimbra

- Grande Lisboa:  9:00 horas,  EB Santo Amaro, AE Francisco Arruda, Lisboa

- Alentejo:  8:30 horas, EBI/JI Malagueira, AE Manuel Ferreira Patrício, Évora

- Algarve:  8:30 horas, EBI/JI da Lejana, Faro

- Região Autónoma da Madeira:  8:00 horas, EB1/PE e Creche da Nazaré, Funchal

 

Em todos estes locais, os dirigentes da FENPROF estarão disponíveis para prestar declarações aos/às Senhores/as Jornalistas presentes.

 

 

O Secretariado Nacional

 


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Acção Sindical
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo