Nacional
Abertura ano letivo 2019/2020

No dia em que os Professores regressam às escolas, FENPROF irá desfraldar as bandeiras de luta para o ano escolar que se inicia

29 de agosto, 2019

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Coimbra, Escola EB 2.3 Rainha Santa Isabel (Pedrulha)

2 de setembro, 11 horas

 

Na próxima segunda-feira, 2 de setembro, os professores regressam às escolas. Será o início de mais um ano escolar, marcado pela realização, dentro de um mês (6 de outubro), de eleições legislativas, e também, no Dia Mundial do Professor (5 de outubro), por uma Manifestação Nacional de Educadores e Professores. 

O corpo docente que se apresentará nas escolas será praticamente o mesmo que se apresentou há um ano atrás, só que mais velho 1 ano. Será, portanto, como a OCDE já havia assinalado e, mais recentemente, as estatísticas da DGEEC/ME vieram confirmar, um dos mais velhos da Europa. E se este é um problema que afeta muito os professores e a vida das escolas, outros há que exigem do governo, em particular do Ministério da Educação, a indispensável capacidade de diálogo e de negociação que, o que cessa agora funções, foi perdendo à medida que a legislatura avançava, para a terminar em completa situação de rutura negocial. 

Afirmou António Costa em entrevista, há dias, que pretende sentar-se com os professores para negociar, designadamente em relação às carreiras, mas “com bandeira branca levantada”. Isto é, o atual Primeiro-Ministro considera que a negociação, caso se mantenha no governo, impõe como condição prévia a rendição dos professores, devendo estes empunhar bandeira branca. Isso não acontecerá. Os professores não se rendem! Estarão disponíveis para dialogar e negociar, mas, igualmente, determinados para continuarem a assumir as suas bandeiras de luta. 

São essas bandeiras que a FENPROF colocará em cima da mesa na Conferência de Imprensa que promoverá no dia 2 de setembro (segunda-feira), pelas 11 horas, na Escola EB 2.3 Rainha Santa Isabel, em Coimbra, com a presença do Secretário-geral, Mário Nogueira. Nesta Conferência de Imprensa serão ainda divulgadas as iniciativas já previstas em torno dessas bandeiras de luta.

 

O Secretariado Nacional