CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
13 jun 2019 / 18:59

Tem início esta sexta-feira o 13.º Congresso Nacional dos Professores

O 13.º Congresso da maior e mais representativa organização sindical de professores, educadores e investigadores em Portugal, a FENPROF, tem início esta sexta-feira, no Auditório do Fórum Lisboa.

 

Durante dois dias, mais de 650 delegados, dos quais 85% eleitos nas escolas pelos docentes sindicalizados nos Sindicatos que integram a FENPROF, vão reunir-se para eleger a Direção da FENPROF para o próximo mandato – Secretariado Nacional, Conselho Nacional e Conselho de Jurisdição –, mas, acima de tudo, o Congresso será o momento de proceder à indispensável avaliação de mais uma legislatura e também do mandato dos corpos gerentes da Federação que chegam ao fim.

Como tema central deste 13.º Congresso a FENPROF escolheu a Carreira Docente que, em 2019, completa 30 anos e, como já se percebeu, tem sobre si as piores intenções por parte dos que, pretendendo desvalorizar o exercício da profissão docente, querem revê-lo.

O congresso irá preparar a ação sindical para o futuro próximo, um futuro que começará a ser preparado, de imediato, junto dos partidos que se apresentam às eleições legislativas de outubro, e que se desenvolverá, posteriormente, ao longo de toda a legislatura que se aproxima.

Para além do debate, o Congresso viverá momentos que serão muito intensos com a participação da Orquestra Geração, da Companhia de Dança CiM – Vo’Arte ou a conclusão da Campanha de Solidariedade com Moçambique. Na Sessão de Abertura do Congresso, o material escolar recolhido pelos dirigentes, delegados sindicais e professores nas suas escolas, mas também pelos sindicatos da FENPROF, no âmbito desta Campanha de Solidariedade, serão entregues à Helpo, na pessoa do seu presidente, António Peres Metello. Nesta cerimónia vão estar presentes, ainda, um representante da Embaixada de Moçambique em Portugal e o Secretário-geral da Organização Nacional dos Professores de Moçambique, Francisco Teodósio Nogueira.

 No 13º Congresso Nacional dos Professores, estarão presentes muitos convidados nacionais e estrangeiros, estando já confirmada a presença de 47 convidados, de 35 organizações de 27 países, com particular destaque para a presença de delegações dos países da CPLP, Europa e América Latina. Também estará presente o Secretário-Geral da Internacional de Educação (a maior organização mundial de trabalhadores da Educação, representando mais de 34 milhões de profissionais), David Edwards, e o presidente da Federação Mundial de Trabalhadores Científicos (FMTS), Jean Paul Lainé.

Consulte aqui o programa.

 


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Acção Sindical
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo