Negociação Política Educativa Nacional

O senhor Presidente da República não pode continuar a adiar a reunião pedida pelos sindicatos de professores

27 de julho, 2018

Depois de reunirem com todos os partidos com representação parlamentar – PCP, PSD, BE, CDS-PP, PAN, PEV e PS –, as organizações sindicais de professores fazem uma avaliação positiva do conjunto de reuniões. Todas as direções partidárias reconheceram razão às razões dos professores, e não apenas em relação às questões relacionadas com a recomposição da carreira. Também aspetos como o desgaste dos profissionais e o seu envelhecimento mereceram um olhar preocupado da parte dos partidos políticos. 

Concluída esta importante ronda, fica, apenas a faltar uma reunião: com o Senhor Presidente da República. É curioso que alguém que revela preocupação em relação a tudo o que se passa no país, continue a não encontrar espaço na sua agenda para reunir com os representantes legítimos de um setor profissional que tem desenvolvido uma forte luta em defesa da sua carreira e pela melhoria das suas condições de trabalho. Uma luta cujo impacto social tem sido relevante.

O Senhor Presidente da República, que, por norma, está disponível para ouvir os portugueses, não pode continuar a ignorar os pedidos de audiência das organizações sindicais de professores e educadores, esperando-se que, para muito breve, marque a que tem vindo a adiar.