CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
03 out 2017 / 14:29

4 de outubro: FENPROF assinala Dia Mundial dos Professores em luta e em festa

Plenário Nacional de Professores e Educadores

14.30 horas – Audit. Fac. de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
(Cidade Universitária)

Espectáculo comemorativo do Dia Mundial dos Professores 

21.30 horas – Lisboa - Teatro da Trindade 

A FENPROF lançou uma Campanha Nacional de valorização da Educação e dos seus profissionais. Voltada para o interior das escolas e para a população, esta campanha integra a realização de um plenário, com o qual dará início a uma intensa atividade nos estabelecimentos de educação e de ensino.

O objetivo é a mobilização dos docentes, suportada em várias iniciativas de debate e esclarecimento, para que o governo seja obrigado à introdução de mudanças urgentes e necessárias em cinco grandes domínios de questões:

a) O descongelamento das carreiras para todos os professores a partir de janeiro de 2018;

b) A aprovação de um regime específico de aposentação para os docentes;

c) A integração de todo o trabalho com alunos na componente letiva;

d) A alteração, ainda este ano, de aspetos do regime de concursos que estão na base das injustiças que têm vindo a público, com a realização de um novo concurso geral (interno, externo, mobilidade interna e contratação) em 2018, bem como um novo concurso de integração extraordinário;

e) Defesa da gestão democrática para as escolas e combate a qualquer tentativa de imposição de um processo de municipalização da Educação.

A Resolução que será posta à discussão, amanhã, 4 de outubro, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, no final do Plenário, deverá prever o desenvolvimento da luta dos docentes, materializada em vários momentos deste ano letivo. Desde logo, o Secretariado Nacional da FENPROF quer ver discutida a realização de greve, ainda no primeiro período, a tempos da componente não letiva de estabelecimento cujas características deveriam implicar a sua integração na componente letiva.

Realizado, também, no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Professores, este Plenário será um importante momento para a estratégia da FENPROF, pois dele sairão importantes decisões.

À noite, a partir das 21.30 horas, no Teatro da Trindade, realiza-se um espetáculo co-organizado pela FENPROF e pela Fundação INATEL, com Trio de Pedro Caldeira Cabral, Quarteto Lopes-Graça e GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, com entrada gratuita limitada à lotação da sala.

 

O Secretariado Nacional

 


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Acção Sindical
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo