Nacional
Entrevista ao Jornal da FENPROF

Mário Nogueira: “Lutar faz parte da natureza humana e ninguém tem o direito de limitar esse direito que também é um dever”

05 de julho, 2017

O Jornal da FENPROF deverá começar a chegar a casa dos associados na próxima segunda-feira, dia 10 de Julho, e o destaque principal vai para a entrevista com o Secretário-Geral da FENPROF, onde Mário Nogueira faz o balanço da Greve Nacional de Professores do dia 21 de junho e de todo um ano letivo de luta e contestação dos professores. Na entrevista, com o título “Lutar faz parte da natureza humana e ninguém tem o direito de limitar esse direito que também é um dever”, Mário Nogueira assegura que os tempos que se aproximam deixam antever novos períodos de luta e que «o início do ano letivo que se aproxima já deverá ser tempo de lutar.

O momento atual da luta dos Professores, cuja iniciativa recente mais marcante foi a Greve Nacional do dia 21 de junho, é um dos principais temas em análise na edição de julho do JF. Contamos-lhe o “filme” das últimas 48 horas de negociação com o Ministro da Educação, explicamos o que motivou a FENPROF a apresentar duas queixas por violação dos serviços mínimos à IGEC, fazemos a retrospetiva do ano que passou e lembramos os problemas que continuam sem resposta.

O Ensino Superior está também em grande destaque nesta edição, dada a falta de respostas relativamente ao Regime transitório dos leitores e dos professores convidados das universidades e a urgência em encontrar soluções para esta situação de grande precariedade dos docentes das universidades.

Nesta edição, fique ainda a saber as mais recentes novidades em relação aos horários de trabalho e da Organização do Ano Letivo 2018/19, com uma clarificação importante do papel das AEC no 1º CEB, bem como às questões levantadas pelo processo de descentralização em curso. Temos ainda espaço para lhe falar do processo de luta pela criação do Grupo de Recrutamento de Língua Gestual Portuguesa e da situação dos professores do Ensino Artístico Especializado.

Motivos mais que suficientes para não perder mais uma edição do Jornal da FENPROF. Tenha atenção à sua caixa de correio.