CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
20 abr 2016 / 00:05

FENPROF apresentou 12.º Congresso à comunicação social

O 12.º Congresso Nacional dos Professores foi apresentado aos órgãos de comunicação social, em conferência de imprensa realizada no Porto (19/04/2016).

Uma iniciativa de relevante interesse para o país, pois para além de cerca de 85% dos seus 600 delegados serem diretamente eleitos nas escolas/agrupamentos de todo o país, terá na agenda de trabalhos a discussão de importantes matérias relacionadas com o sistema educativo, algumas delas representaram graves retrocessos na última legislatura, da profissão docente, profundamente atacada pelo anterior governo, e do país, no que ao sistema económico e ao desenvolvimento social diz respeito. Mário Nogueira salientou, ainda, que prato forte do 12.º Congresso será o debate e aprovação de uma resolução sobre ação reivindicativa que estabelecerá as linhas de intervenção da FENPROF da educação pre-escolar ao ensino superior e investigação, dos dois subsistemas público e privado.

Como o Secretário Geral deixou claro, a FENPROF irá aproveitar este importante fórum, no qual participará a maior delegação de convidados estrangeiros que alguma vez esteve num congresso de professores e investigadores no nosso país, para cruzar a realidade portuguesa com a de outros países com representação dos vários continentes.

Motivo, aliás, para a realização de um seminário internacional no dia que antecede o Congresso e de uma Cimeira da CPLP Sindical de Educação, devido à presença de sindicalistas de todos os países de língua portuguesa, na semana seguinte ao fim-de-semana de 29 e 30 de abril.

Manuela Mendonça, secretária internacional da FENPROF  e membro do bureau executivo da Internacional de Educação chamou ainda a atenção para a relevante presença do presidente desta importante organização internacional, registo que é possível fazer, também pela primeira vez, em Portugal.

Porto, capital da Educação

O Porto será, assim, durante dois dias a capital da Educação, como referiu Mário Nogueira, e para que não se fique entre as quatro paredes do Seminário de Vilar, contará com a transmissão em direto, via youtube, disponível a partir do site da Federação. Luís Lobo, coordenador do departamento de informação e comunicação, revelou as excelentes condições postas à disposição dos órgãos de comunicação social para que possam, no local ou a partir das suas redações, acompanhar a par e passo este grande congresso.

A FENPROF tem já disponível um site que ficará fortemente enriquecido, com centenas de imagens, dezenas de pequenos filmes, entrevistas, documentos diversos, intervenções de delegados, etc, e que pode, desde já ser visitado em http://www.fenprof.pt/12congresso .

O 12.º Congresso decorrerá assinalando simultaneamente 50 anos Recomendação da UNESCO/OIT sobre a Situação dos Professores (5 de Outubro de 1966), 40 anos da Constituição da República Portuguesa e 30 anos de Lei de Bases do Sistema Educativo. / LL


Clique para ampliar Clique para ampliar


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Acção Sindical
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo