CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
22 jun 2010 / 10:28

Departamento de Educação Pré-Escolar, Agrupamento de Escolas de Gandarela

Reorganização dos agrupamentos de escolas - Tomada de Posição

Pela proposta do ME apresentada à Direcção, os agrupamentos de escolas poderão ter até 3.000 alunos. E, ao que tudo indica, aquilo que a DREN quer impor ao Agrupamento de Escolas de Gandarela é não só a.junção mas também a subordinação ao Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. Juntar-se-é ainda o Agrupamento de Escolas de Mota-Fervença,

Isto pode significar cerca de 400 docentes num só agrupamento. Não tem qualquer sentido do ponto de vista pedagógico e as estruturas intermédias não funcionam, sendo que as próprias relações dentro da comunidade educativa tendem a tomar-se impessoais.

Consideramos inaceitável que se estabeleça como regra a (re) constituição de agrupamentos de escolas sem ter em conta as diferentes realidades e a especificidade das várias escolas.

Consideramos que esta nova organização reverterá num claro prejuízo para os alunos dos agrupamentos envolvidos, uma vez que a prática pedagógica sofrerá os efeitos da imensa burocracia que passará a envolver o novo modelo de Escola.

Para além disso, somos de opinião que na Educação Pré-Escolar os Conselhos de Docentes não devem exceder os 20 educadores de infância o que implica, na nossa perspectiva, o desdobramento de todos os que excedam este número, tendo em consideração a localização geográfica dos estabelecimentos.

Agrupar três agrupamentos distintos numa região como o concelho de Celorico de Basto significa não respeitar a sua especificidade, significa deitar fora todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos no sentido de construir uma realidade pedagógica que teve reflexos na comunidade envolvente e que transformou as escolas do agrupamento em pólos de desenvolvimento local.

A Educação Pré-Escolar no Agrupamento de Escolas de Gandarela desenvolveu-se e cresceu em qualidade porque foi possível num agrupamento com estas características promover um trabalho que não seria possível num agrupamento com as características que se adivinham num que seja "gigantesco".

Por outro lado o pessoal docente e o pessoal não docente passará a estar sujeito à dinâmica que envolve uma área geográfica muito maior do que aquela onde efectivamente foram colocados, nomeadamente passando fi ter que reunir naquela que se propõe como nova sede de agrupamento, obrigando a deslocações até ao momento desnecessárias.

É neste sentido que os docentes da Educação Pré-Escolar contestam a criação de um mega-agrupamento em Celorico de Basto e exigem que, antes de serem assumidas medidas que prejudicam, no seu entendimento, as crianças e jovens que frequentam hoje em dia o Agrupamento de Escolas de Gandarela, sejam obrigatoriamente ouvidos todos aqueles que no dia-a-dia fazem o melhor para que a Escola seja um espaço de felicidade, de aprendizagem e de realização pessoal.

Gandarela, 17 de Junho de 2010
O Departamento de Educação Pré - Escolar

Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo