CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
22 jun 2010 / 10:24

APEEA - AEG Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Gandarela

A APEEA – AEG Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Gandarela ficou estupefacta e indignada ao ter conhecimento da criação do «mega - agrupamento», pois considera inaceitável tal proposta ou decisão.

Se esta medida for concretizada, será uma tragédia para as escolas e um novo golpe na democracia escolar.

Considera inadmissível que o Ministério da Educação esteja a implementar medidas e a tomar decisões nomeadamente ao nível de concentração de alunos, de Educadores e Professores em “mega agrupamento” que esquecem o que há de mais essencial na função educativa, o seu fundamento pedagógico, relacional e de interacção Educador/Família/Professor/ Aluno.

Com esta atitude, o Ministério da Educação está a contribuir, para que o Sistema Educativo perca qualidade e que os seus profissionais e discentes se sintam desmotivados e até constrangidos a abandonar o Ensino.

A criação do «mega - agrupamento» vai originar uma gigantesca unidade de gestão onde impera o «anonimato», a despersonalização pode causar a indisciplina generalizada, o absentismo e a quebra na qualidade das aprendizagens.

Os alunos aprendem melhor em escolas de pequena e média dimensão;

A indisciplina e a violência escolares são mais reduzidas nas pequenas escolas;

Os alunos e os docentes  têm maior satisfação, empenhamento e motivação quando trabalham e estudam em escolas de pequena e média dimensão;

É uma realidade que mexe com os alunos e com as famílias dos mesmos;

O «mega - agrupamento» criará e provocará instabilidade, desemprego, desgaste económico, físico, psicológico e emocional para os alunos e Encarregados de Educação.

A Escola enquanto serviço público tem de ter um rumo certo, sem interrupções e recuos.

Todos os Pais merecem que os seus filhos tenham uma escola de qualidade. Não querem por isso, escolas - fábricas…Querem escolas onde os seus filhos tenham um nome e, não sejam mais um número. Só desta forma estaremos a promover o sucesso escolar.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Gandarela espera que a reorganização da rede escolar seja feita no quadro do diálogo com os parceiros, nomeadamente com a autarquia e a organização representativa de pais, dando assim seguimento aos princípios do Sistema Educativo.

 

Gandarela, 17 de Junho de 2010

A Associação de Pais e Encarregados de Educação

(Maria Irene Teixeira Gonçalves)

Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo