CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
18 jun 2010 / 21:04

Professores e Funcionários, Assoc. Pais e Enc.Educação e Prof. das AEC do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos

De:
Professores e funcionários
Assoc. Pais e Enc.Educação e Prof. Das AEC
Do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos

C/Conhecimento:
Drª Alexandra Vasconcelos

Exmo. sr. Presidente da

Câmara Municipal de Oeiras
Dr. Isaltino Morais                    

Paço de Arcos,17 de Junho de 2010

Nos últimos três anos o Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos sofreu uma grande Instabilidade, com a administração e gestão a cargo de uma Comissão instaladora, de um Conselho Executivo e de uma Comissão Administrativa Provisória.

Em 2009 foi eleita uma Direcção Executiva, trazendo ao Agrupamento a tranquilidade e estabilidade necessárias ao desenvolvimento e promoção de boas práticas necessárias ao sucesso educativo.

O seu trabalho, e o de toda a Comunidade Educativa, são elogiados no Relatório de Avaliação Externa elaborado pela IGE, na visita efectuada a 29, 30 de Abril e 3 de Maio de 2010.

Classifica de Muito Bom a Direcção pela

  1. “Liderança forte e empenhada”
  2. pelo “conhecimento que a direcção tem das várias áreas de acção tem permitido a mobilização de toda a comunidade na promoção do sucesso educativo e na responsabilização destes”
  3. ”Que os princípios de equidade e justiça estão presentes nas decisões que são tomadas pela directora”.
  4. “Todos são unânimes em reconhecer a existência de um ambiente propício ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e de um bom relacionamento entre a comunidade escolar”

Classifica de Muito Bom a organização e gestão escolar, considerando:

  1. “Que os objectivos do seu Projecto Educativo têm como primeira prioridade a implementação de uma cultura de sucesso escolar articulando-se com o Projecto Curricular”.
  2. “É positivo o envolvimento dos pais e encarregados de educação na vida do Agrupamento”… “assim como a Associação de Pais que são parceiros privilegiados”. Estando 70% de pais e encarregados de educação presentes nas reuniões.

Classifica de Bom a prestação do serviço educativo.

Reconhece, entre outros, o trabalho efectuado na valorização e o impacto das aprendizagens. Referindo:

  1. O 1º prémio atribuído pela segunda vez, a alunos do Clube de Paleontologia, no Congresso Nacional “Cientistas em Acção”.
  2. Na articulação e sequencialidade do serviço educativo no projecto Educação para a Saúde, que “contempla actividades transversais a vários Departamentos”. “ A interdisciplinaridade é evidente nas actividades transversais desenvolvidas no Projecto de Educação para a Saúde”.
  3. “Estão implementadas práticas de articulação entre o 1º e 2º ciclo, no âmbito da Matemática, do Português e Inglês”. “Salienta-se a integração do Coordenador do Ensino de Inglês das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no Departamento de Línguas.

Não aceitamos que o Ministério, de forma leviana, ignore o relatório da IGE que tão bem classifica o trabalho efectuado.

Não aceitamos que o Ministério da Educação ignore e desbarate todo o trabalho tão arduamente efectuado por toda a comunidade educativa em que vossa excelência também participa.

Não aceitamos que a organização deste Agrupamento seja destruída pela fusão precipitada e impeditiva da concretização do Projecto Educativo, contrariando o disposto no ponto 8 b) da Resolução do Conselho de Ministros nº44/2010 de 2010 (Determina que a reorganização de agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas deva processar-se de forma gradual e em função das especificidades de cada agrupamento e de cada escola não agrupada, não podendo determinar: b) A criação de agrupamentos de escolas com uma dimensão desadequada ao desenvolvimento do projecto educativo).  

Por todos os motivos expostos não podemos aceitar a fusão deste Agrupamento com a Escola Secundária Luís de Freitas Branco que, naturalmente, tem objectivos diferentes dos nossos no seu projecto educativo.

Esperamos pois, que defenda junto da DREL o nosso trabalho que também valoriza o nosso Concelho não permitindo que a fusão deste agrupamento se realize.

Com os nossos melhores cumprimentos

Os signatários:

94 assinaturas em 4 horas

Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo