Gestão Democrática das Escolas

Propostas da FENPROF para a direcção e gestão das escolas públicas

10 de janeiro, 2008
Este é um documento muito importante para a Federação, o qual corresponde às propostas da FENPROF aprovadas em 2004 e entregues ao Governo da altura.

No debate actual, é muito importante referir que existem outras propostas para a revisão do 115-A/98 e que não passam pela substituição pelo modelo agora proposto pelo Governo de José Sócrates; são do conhecimento público e só o autoritarismo e a arrogância do actual governo impede que sejam discutidas e consideradas.

A valorização da Escola Pública e da Democracia passa pelo seu exercício e esse será mais conseguido com as propostas que a FENPROF apresentou e reafirma, as quais assentam num conhecimento profundo da realidade do funcionamento das escolas e das necessidades em termos da sua direcção e gestão. Participação, representatividade, elegibilidade dos órgãos, autonomia e prevalência de critérios de natureza pedagógica são princípios fundamentais de que a FENPROF não abdica.

A via para os consagrar pode ser a proposta pela FENPROF. Não o será, seguramente, com a proposta do Governo e do Ministério da Educação.

>> Eu quero conhecer as propostas da FENPROF (PDF para descarregar ou visionar - 454K)