CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
12 mar 2021 / 19:03

FENPROF acompanha, em escolas e jardins de infância, primeira fase do regresso ao ensino presencial

A partir de segunda-feira, 15 de março, os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e as escolas do 1.º Ciclo reabrem, dando início a um processo faseado de regresso ao ensino presencial. Admitindo que o calendário respeita a opinião dos peritos e especialistas em saúde pública, as questões que se colocam são, principalmente, de prevenção e segurança sanitária, uma vez que estamos longe de nos vermos livres da grave situação epidemiológica que afeta o país, como confirma o que se passa em outros países, onde parece estar a iniciar-se uma nova vaga de Covid-19.

Para a FENPROF, é fundamental que as escolas não voltem a encerrar e que o ensino presencial não seja, mais uma vez, substituído por soluções de emergência que prejudicam aprendizagens, cavam desigualdades e arrastam consigo problemas acrescidos. Mas, para isso, é necessário reforçar medidas que no primeiro período foram insuficientes para evitar que a Covid-19 tivesse entrado em 2832 estabelecimentos públicos de Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.

Aspetos que também não são de menor importância, pelo contrário, são prioritários num tempo em que os alunos têm sido tão prejudicados nas suas aprendizagens, são os aspetos pedagógicos: os apoios reforçados, que implicam um reforço do número de professores nas escolas, ou a avaliação dos alunos num ano em que as quebras de equidade foram ainda mais profundas.

A acompanhar o regresso de professores, alunos e trabalhadores não docentes às escolas e a reiterar as suas posições e exigências com vista a um regresso que não pode ser temporário, a FENPROF estará presente em escolas, no próximo dia 15, segunda-feira, nos seguintes locais e horas:

- Porto: [8:30] Escola Básica do Bom Sucesso (Rua Barbosa do Bocage). Estará presente, com outros dirigentes do SPN e FENPROF, Manuela Mendonça, Coordenadora do SPN e Presidente do Conselho Nacional da FENPROF.

- Coimbra: [8:30] Centro Escolar de Montes Claros (EB1 / JI). Estarão presentes, com outros dirigentes do SPRC e FENPROF, Anabela Sotaia e João Louceiro, membros da Coordenação do SPRC.

- Lisboa: [8:30] Escola Básica Bairro São Miguel – EB1 / JI (AE Rainha Dona Leonor) - Bairro de Alvalade. Estarão presentes, com outros dirigentes do SPGL e FENPROF, o Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, e o Presidente do SPGL, José Costa.

- Évora: [8:30] Centro Escolar Galopim de Carvalho. Estará presente, com outros dirigentes do SPZS e FENPROF, Manuel Nobre, Presidente do SPZS.

- Faro: [8:30] EB1 / JI do Carmo (Largo do Campo da Feira). Estará presente, com outros dirigentes do SPZS e FENPROF, Ana Simões, Coordenadora da Direção Distrital do SPZS / Algarve.

Convidamos os/as Senhores/as Jornalistas a acompanharem os/as dirigentes e os educadores e professores das escolas em que a FENPROF acompanhará este primeiro momento de regresso às escolas.

 

O Secretariado Nacional

 


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo