Negociação Nacional

FENPROF desenvolve contactos institucionais e prepara a luta

05 de junho, 2018

Será fortíssima esta semana para a FENPROF. Amanhã, dia 6 de junho, pelas 10 horas, uma delegação do Secretariado Nacional, coordenada pelo seu Secretário-Geral, estará na Assembleia da República para participar numa Audição para a qual foi convidada pela Comissão de Educação e Ciência. Esta presença integra-se no conjunto de audições que levaram o Ministro da Educação àquela comissão no passado dia 23 de maio. Vem em boa hora a audição, pois segue-se à reunião mais negativa já realizada com a atual equipa ministerial, na qual o ministro anunciou que o governo se prepara para apagar todo o tempo de serviço correspondente ao congelamento da carreira, tempo esse em que os professores trabalharam nas suas escolas. 

É de assinalar, a este propósito, que o Ministro da Educação, após a reunião ontem realizada, afirmou não existirem condições para chegar a acordo com os Sindicatos por estes não flexibilizarem a sua posição sobre o tempo de serviço a recuperar. Estranha afirmação, pois o Ministério da Educação e o Governo já chegaram a acordo com os Sindicatos em 18 de novembro de 2017, comprometendo-se a contar o tempo. O problema é que o Governo não quer honrar o compromisso. Na reunião com a 8.ª comissão parlamentar serão ainda abordados outros assuntos que aos professores e à Escola Pública dizem respeito, designadamente os concursos de professores e o processo de municipalização que se anuncia. 

Ainda no dia 6, a partir das 11:30 horas, a FENPROF participará, no ME, na ronda negocial relativa ao despacho sobre a Organização do próximo Ano Letivo, documento fundamental para um dos assuntos que está no topo das reivindicações dos professores: os seus horários de trabalho.

Por último, também no dia 6, a partir das 17 horas, a FENPROF participará na reunião que juntará as dez organizações sindicais que convocaram a greve às avaliações, que se realizará a partir do dia 18 de junho. 

Nos restantes dias da semana reunirão os órgãos da FENPROF: Secretariado Nacional, nos dias 7 e 8, e Conselho Nacional, no dia 9, sábado.

 

O Secretariado Nacional