Negociação Iniciativas Nacional
Professores em luta

Plenário Nacional aprova linhas orientadoras para a contestação dos professores

03 de fevereiro, 2018

O tempo de resolver problemas é agora. O tempo de lutar, também!

O Plenário Nacional dos Professores e das Escolas reuniu em Lisboa cerca de 500 docentes que aprovaram as principais exigências a apresentar ao Ministério da Educação e ao Governo nos processos negociais em curso, bem como as linhas orientadoras para a luta a desenvolver ainda no 2º período do ano letivo.

Para a semana de 12 a 16 de março, está prevista uma Greve Nacional de Professores e Educadores, a realizar, por regiões (Norte, Centro, Grande Lisboa, Sul e Regiões Autónomas), caso o Governo continue adiar negociações ou mantenham posições negativas em relação às negociações em curso.

No 3º período letivo, caso o ME/Governo mantenha posições negociais negativas ou continue a adiar os processos negociais, os professores irão realizar uma Manifestação Nacional de Professores e Educadores e, eventualmente, voltar à Greve, a concretizar no 3º período letivo.

No final, os professores desfilaram até à Avenida 5 de Outubro para entregarem a Resolução aprovada ao Ministério da Educação.

Leia a Resolução apresentada pelo Secretariado Nacional da FENPROF e aprovada pelo Plenário dos Professores e das Escolas.

Aqui a Moção "Solidariedade com a luta em defesa da democracia e da soberania no Brasil", apresentada por Joaquim Pagareta, sócio do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, e aprovada por maioria.

 


Mário Nogueira apresenta aos jornalistas as conclusões do Plenário 


Mário Nogueira fala aos professores depois da entrega da resolução no ME


Veja aqui todas as intervenções do Plenário.



O plenário em imagens

Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar