Ensino Artístico Política Educativa Nacional
Docentes de Teatro e Expressão Dramática

Concentração Nacional junto ao ME - Pela criação do grupo de recrutamento de Teatro e Expressão Dramática

07 de março, 2018

Concentração Nacional junto ao ME

8 de março de 2018 | LISBOA | 11:30 HORAS

 (Avenida Infante Santo, nº 2, Lisboa)

A FENPROF vem defendendo há vários anos a criação do grupo de recrutamento para os docentes que lecionam nas escolas básicas e secundárias a área de Teatro e Expressão Dramática. A não existência de grupo de recrutamento tem justificado o protelamento do processo de vinculação e integração na carreira destes docentes. 

Mais recentemente, a par da proposta de criação do grupo de recrutamento para os docentes de Língua Gestual Portuguesa LGP, foi novamente apresentada a proposta de criação do grupo de recrutamento para estes docentes, contudo, uma vez mais ficaram de fora. 

São docentes e não vinculam no âmbito do PREVPAP com a justificação de que têm um regime específico que decorre no Ministério da Educação, onde, não são abrangidos por qualquer dos processos de vinculação em curso, com a justificação de que não têm grupo de recrutamento. Trata-se de um número reduzido de docentes dispersos por várias escolas no País, vários deles com licenciatura em ensino e com mais de 10 anos de serviço. 

Para a FENPROF, não se justifica que estes docentes fiquem uma vez mais arredados de qualquer processo de vinculação, muito menos, que tal se deva ao facto de não possuírem grupo de recrutamento. Outros docentes, também eles sem grupo de recrutamento foram e vão ser alvo do processo de vinculação este ano, por outro lado, também recentemente foi criado um grupo de recrutamento para os docentes de LGP, estes docentes reclamam os mesmos direitos.

Neste contexto, docentes de Teatro e Expressão Dramática concentrar-se-ão no Ministério da Educação (na Avenida Infante Santo, nº2, em Lisboa), no próximo dia 8 de março, pelas 11.30 horas, tendo a FENPROF solicitado à senhora Secretária de Estado Adjunta e da Educação a realização de uma audiência, com uma delegação constituída por dirigentes sindicais e dois representantes dos docentes para um breve esclarecimento sobre a sua situação profissional.

 

O Secretariado Nacional