Todas as notícias
1 de Outubro

FENPROF assinala Dia Internacional da Música em protesto com os professores da Academia de Música de Lagos

30 de setembro, 2015

No Dia Mundial da Música, decorreu em Lagos uma ação de protesto e luta dos professores do ensino artístico especializado, organizada pela FENPROF e o Sindicato de Professores da Zona Sul, SPZS.

A opção por realizar esta ação de caráter nacional na Academia de Música de Lagos, prende-se com o facto de, para além dos problemas que têm todos os docentes desta importante modalidade de ensino, os que exercem atividades naquela escola e em outras do mesmo grupo têm ainda problemas acrescidos, que decorrem do facto de ali serem desrespeitados  direitos laborais diversos, vivendo-se um clima de medo que advém das ameaças que o respetivo diretor tem feito, incluindo o despedimento de docentes que têm exigido que os seus direitos sejam devidamente respeitados.

Em frente à Academia de Música de Lagos (foto), o Secretário Geral da FENPROF, Mário Nogueira deu exemplos de instituições onde os direitos laborais e a própria Democracia são postos em causa, mesmo que isso implique perda de qualidade de ensino.

Tomou ainda a palavra um professor que testemunhou o clima de medo em que se vive na Academia, e que põe em causa a liberdade de expressão e a intimidação a quem pugna pelos direitos laborais, levando mesmo à suspensão da atividade profissional e despedimento de docentes, num clima de grande instabilidade.

Usaram da palavra os representantes das candidaturas da CDU e do BE,  que foram os únicos que responderam afirmativamente ao convite do SPZS.
Para terminar a ação de protesto e luta neste Dia Mundial da Música, um grupo de professores deu um concerto junto à Academia de Música de Lagos.

Clique para ampliar Clique para ampliar

Instale o Flash Player

Instale o Flash Player

Instale o Flash Player