Condições de Trabalho Iniciativas Todas as notícias
Maio em luta! 20 de maio, Palácio Nacional da Ajuda

Concentração junto ao Conselho de Ministros: "Melhorar condições de trabalho, combater abusos e ilegalidades. Quebrar o bloqueio negocial!"

20 de maio, 2021

 

Pela terceira semana consecutiva, a FENPROF esteve em frente ao Palácio Nacional da Ajuda, onde decorria a reunião do Conselho de Ministros, para exigir do governo medidas para acabar com o bloqueio negocial imposto pelo Ministério da Educação. Desta feita, a ação foi dinamizada pelo Sindicato dos Professores da Região Centro e tinha como tema a melhoria das condições de trabalho dos professores e o combate aos abusos e ilegalidades.

Nesta ação foi dada visibilidade às situações concretas de abusos e ilegalidades a que os professores têm estado sujeitos, às muitas propostas e contactos apresentados pela FENPROF ao ME nos últimos dois anos (entre 19 de abril de 2018 e 16 de abril de 2021). A FENPROF tem propostas para melhorar as condições de trabalho nas escolas e já as entregou, em mais de uma ocasião, no Ministério da Educação. Como têm feito em relação a quase todos os assuntos, os responsáveis do Ministério optaram por não lhes dar qualquer atenção, razão por que a FENPROF se dirige, uma vez mais, ao Conselho de Ministros, tentando abrir as portas do diálogo e da negociação, com vista a encontrar soluções para os problemas.

Resolver os problemas que impedem a melhoria das condições de trabalho nas escolas é fundamental para que o processo ensino-aprendizagem decorra num quadro de normalidade e estabilidade e para que o ensino em Portugal não perca qualidade. Neste concreto domínio, não basta o Governo proclamar-se como democrata e adepto do diálogo social…

No final, uma delegação da FENPROF entregou a um representante do Governo a Resolução que foi aprovada pelas mais de duas centenas de professores presentes.